Senadoras propõem a criação da Líder da Bancada Feminina | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Senadoras propõem a criação da Líder da Bancada Feminina

As 12 senadoras apresentaram um projeto para criar a figura da Líder da Bancada Feminina e das vice-líderes. Elas terão direito a exercer as mesmas prerrogativas, no que couber,  asseguradas aos demais líderes, como encaminhamento de votações.

O texto foi assinado por todas as senadoras e visa fortalecer a atuação das mulheres no Parlamento na caminhada pela obtenção da igualdade na política.

“Nós queremos voz e vez nas comissões e no plenário para defender as pautas femininas, mas também da família, do menor, de temas relacionados à violência e ao empoderamento da mulher, entre outros. Este projeto soma-se a outras iniciativas em busca de um Congresso Nacional mais inclusivo, democrático e plural. Sua aprovação será mais um passo na conquista por espaço feminino nas esferas de poder. Queremos caminhar ao lado dos homens em busca de um País melhor”, disse a senadora Simone Tebet.

A criação da liderança da bancada feminina não prevê ampliação de estrutura ou impacto financeiro para o Senado.

No Brasil, exemplos de conquistas deste movimento são a cota para candidaturas femininas e a reivindicação de percentual mínimo de vagas garantidas nos Legislativos. Elas também lembram da instituição da Procuradoria Especial da Mulher, no Senado, e da Secretaria da Mulher, na Câmara.

Se o projeto for aprovado, a líder da Bancada Feminina terá, por exemplo, preferência para usar da palavra após a ordem do dia, conforme previsto no Regimento Interno para os líderes, entre outras prerrogativas. Suas atribuições serão semelhantes às dos líderes da Maioria e da Minoria e à do Líder do Governo, que, por exemplo, não indicam representantes nas comissões, atribuições dos líderes de cada partido ou bloco parlamentar, de acordo com a proporcionalidade partidária.

Colégio de Líderes

O projeto reforça, também, a previsão de garantira de assento para a representante da Bancada Feminina no Colégio de Líderes, conforme previsto no PRS 26/2019, da Senadora Eliziane Gama, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. Desde então, o texto aguarda apreciação na Comissão Diretora.

 

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet