A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) elogiou o Governo Temer por negociar com governadores a fim de garantir uma moratória ao pagamento da dívida dos Estados com a União. Nesta terça-feira (21), ela comentou o acordo que definiu novos prazos, prevendo a suspensão dos pagamentos até dezembro e o pagamento com descontos escalonados até junho 2018, quando voltarão a pagar o valor integral das parcelas. Esse novo contrato foi necessário para dar alívio aos governos estaduais, que estavam com o caixa no limite.
“Independentemente da interinidade, o presidente Temer é presidente de fato e de direito e tem demonstrado a capacidade de diálogo. Tanto que conseguiu ter a unanimidade dos Estados para garantir um acordo em relação ao pagamento da dívida dos Estados. Também serão impostas a contrapartida aos Estados para que eles não deixem de cuidar da responsabilidade fiscal. Mas este acordo é essencial para não engessar a vida financeira, econômica e administrativa de cada Estado”
Mato Grosso do Sul
A senadora também destacou que no Mato Grosso do Sul, se pagava 15% da Receita Corrente Líquida apenas para pagar os juros de uma dívida que não tinha seu saldo reduzido. Esse recurso agora poderá ser usado em benefício da população.
Assessoria de Imprensa