Simone espera avançar no consenso sobre indenização de terras indígenas antes do recesso | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone espera avançar no consenso sobre indenização de terras indígenas antes do recesso

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) disse esperar, em breve, consenso sobre uma legislação que garanta a indenização justa aos proprietários das terras consideradas indígenas, além de uma decisão real sobre a reintegração de posse das áreas invadidas no Mato Grosso do Sul. Ela participou de reunião nesta terça-feira (14), com o governador Reinaldo Azambuja, produtores rurais, parlamentares e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em busca de alternativas para pacificar os conflitos no Estado.

“Não é possível fazer a sexta reunião para tratar do mesmo assunto e não avançar. Na próxima quinta-feira (16) teremos mais uma reunião para discutir a minha emenda à PEC 71/2011. A PEC gera direito a indenização da terra nua. Vamos acreditar que realmente chegaremos a uma redação final para poder finalmente votar no início de agosto”, disse no término da reunião.

Retomada das negociações
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou algumas ações em caráter de urgência para sinalizar uma tentativa de solução aos conflitos agrários.

Ele pretende se reunir, ainda esta semana, com o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, o Ministério Público e parlamentares para tratar da reintegração de posse; propôs a retomada imediata da mesa de negociação com três áreas distintas de Mato Grosso do Sul, exceto a Fazenda Buriti; determinou que a Funai inicie o diálogo com as lideranças indígenas para que as invasões sejam interrompidas durante as negociações; e destacou a urgência de encontrar uma solução legislativa com o acordo acerca do texto da PEC 71/2011. José Eduardo Cardozo ainda se comprometeu a receber em audiência deputados estaduais e lideranças indígenas.

Relatos emocionados dos produtores rurais de municípios do Cone Sul de Mato Grosso do Sul marcaram o início da reunião. “Vai morrer gente dos dois lados”; “Fui obrigado a arrendar a minha terra para a soja porque gado, os índios matam”; “Não temos para onde correr. Esperamos a justiça e ela não acontece”. “A ausência do Estado leva à barbárie e à violência no campo. Não queremos fazer justiça com as próprias mãos”, disseram produtores rurais de Ponta Porã, Amambai, Paranhos, Miranda, Coronel Sapucaia. Os produtores reclamaram que a Justiça expediu mandados de reintegração de posse que não estão sendo cumpridos, apesar de a Força Nacional estar presente no Estado.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, disse que muitos índios vêm do Paraguai para auxiliar nas invasões. Ele propôs reunir a Força Nacional, a Polícia Federal e a segurança pública do Estado para dialogar nas áreas conflagradas, garantindo o cumprimento da lei e a preservação do direito de propriedade.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet