A senadora Simone Tebet (PMDB-MS), pediu, por meio de ofício, a visita do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, ao canteiro de obras da UFN-III (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras), em Três Lagoas. Simone ressaltou a importância da visita para que representantes da estatal chequem, in loco, o adiantado da obra, que já está com mais de 80% concluída. A empresa respondeu que deve enviar representantes ao município no início de agosto e adiantou que a obra não deve ficar parada por muito tempo.
A senadora sul-mato-grossense tem defendido em Brasília a importância da finalização da fábrica de fertilizantes que vai gerar um impacto positivo para a região, para o Brasil e para o agronegócio nacional, com a redução da necessidade de importação de fertilizantes. Ela entende que a estatal deve considerar o impacto social do empreendimento, com a criação de empregos diretos e indiretos e a geração de renda. Simone também destaca que a companhia já gastou R$ 3,21 bilhões nas obras e que o “desinvestimento” seria muito negativo.
O Plano de Negócios e Gestão 2015-2019 da Petrobras não previu a conclusão da UFN III entre os seus investimentos prioritários para os próximos anos. Portanto, a conclusão da obra deve ocorrer por meio de uma reestruturação do negócio que não gere ônus financeiro para a Petrobras.
A paralisação da construção ocorreu em dezembro de 2014, quando a Petrobras rompeu o contrato com o Consórcio UFN 3, formado pelas empresas Sinopec e Galvão Engenharia, esta última envolvida na Operação Lava Jato da Polícia Federal.
Assessoria de Imprensa