Simone quer tolerância zero no combate ao crime organizado | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone quer tolerância zero no combate ao crime organizado

Em Dourados (MS), candidata diz que é preciso “acabar com a vergonha de sermos um corredor de passagem de drogas e armas”

A candidata Simone Tebet esteve reunida com lideranças políticas e empresariais na Associação Comercial de Dourados (MS). O tema segurança foi pauta do encontro. “A gente combate o crime organizado com tolerância zero”, disse. “Vou recriar o Ministério Nacional da Segurança Pública, e o governo federal vai realizar um trabalho integrado com estados e municípios. Vamos acabar com essa vergonha de sermos corredor de passagem de drogas e armas.”

O MS possui 1,5 mil km de fronteira com a Bolívia e o Paraguai. O estado é uma das rotas de entrada de drogas e armas no Brasil. A cidade de Dourados, a 120 km da fronteira com o Paraguai, faz parte desse corredor. Esse tipo de problema se reflete nas prisões: o MS tem a segunda maior taxa de encarceramento do país, são 741,1 por 100 mil habitantes, atrás apenas do DF, e quase o dobro da média nacional de 384,7 por 100 mil habitantes.

Na avaliação da candidata, o Ministério Nacional de Segurança Pública será uma peça-chave para que os governos (federal, estaduais e municipais) possam atuar em conjunto para sufocar a criminalidade, com repressão e inteligência. Outro instrumento crucial no combate ao crime é a ampliação e conclusão de sistemas de vigilância e monitoramento das fronteiras, como o Sisfron. Tais medidas, afirma Simone, terão um impacto direto na economia, pois serão decisivas para dar maior tranquilidade aos produtores agrícolas do estado, que responde por quase 8% da safra brasileira de grãos.

Em Dourados, Simone também tratou da questão da infraestrutura e logística. “Essa é uma das regiões mais importantes para o Brasil, porque ajuda a colocar comida mais barata na mesa de todos os brasileiros”, disse. “Mas precisa da ajuda do governo federal, precisa de investimentos em infraestrutura e logística.” A seguir, a candidata observou: “É isso o que vamos fazer, uma ampla frente de parcerias público-privadas (PPPs), para rasgar o estado com ferrovias e estradas duplicadas.”

A candidata, nesse caso, citou a importância da Nova Ferroeste, cujo edital foi lançado em junho pelo governo do Paraná. Essa é uma das obras de infraestrutura mais aguardadas do MS. Faz a ligação ferroviária desde Maracaju (MS), passando por Dourados, até o porto de Paranaguá (PR), destino de 30% da produção sul-mato-grossense exportada por mar, e tem um ramal até Chapecó (SC). Entre as obras urgentes para o MS, em particular, e para o país, em geral, Simone mencionou ainda a necessidade de duplicação da BR-163.

No evento, o prefeito de Dourados, Alan Guedes, disse que sempre contou com o apoio de Simone como senadora e destacou sua atuação no Congresso Nacional. Ele também lançou um alerta sobre os problemas de segurança do MS. “Não suportamos mais ter uma fronteira tão escancarada para o tráfico de drogas, de armas e de pessoas”, disse. “Precisamos da presença física do Estado brasileiro na região. Não tenho dúvidas que Simone tem todas as condições de cuidar disso.”

O prefeito de Vicentina, Marquinhos Dedé, elogiou a visão que Simone tem do Brasil e a importância de sua experiência com administradora pública, principalmente como ex-prefeita de Três Lagoas, sua cidade natal, onde foi eleita e reeleita. “Temos uma candidata municipalista”, disse. “É disso que o Brasil precisa, que prefeitos e governadores sejam respeitados, porque é no município que as coisas acontecem, é lá que as pessoas estão.”

O prefeito de Rio Brilhante, Lucas Furoni, ressaltou o fato de Simone representar uma opção na corrida presidencial com propostas reais para o país. “Agora, podemos falar ‘eu sou Simone’”, afirmou. “Se a população votar de forma consciente, ela vai estar no segundo turno e será a nossa presidente.”

O prefeito de Crepúsculo de Amambai, Dr. Bandeira, realçou o contraste entre a candidatura da senadora e a dos presidenciáveis que fomentam a polarização. “Vivemos uma realidade preocupante, com candidatos da esquerda e da direita, com todos os defeitos conhecidos por todos nós”, notou. “Já Simone é referência no Senado Federal. E vivemos um momento em que precisamos de tolerância.”

Eduardo Rocha, marido da candidata e secretário estadual de Governo do MS, ressaltou a importância da agenda social de Simone. “E quero falar como pai. Se a Simone virar presidente deste país, nenhuma criança vai dormir passando fome neste Brasil”, destacou. “Vi inúmeras vezes a Simone chorando, quando a gente via uma matéria na televisão, quando um menino ligou para a polícia porque não tinha o que comer. Precisamos mudar. O que está para trás não deu certo e o que está aí também não. Vamos acreditar numa mulher para acabar com a fome do povo brasileiro.”

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet