Simone questiona Ministério sobre desativação de ferrovia em MS | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone questiona Ministério sobre desativação de ferrovia em MS

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) apresentou um requerimento de informações questionando o Ministério da Justiça sobre a possibilidade de a empresa Rumo/ALL deixar de operar o trecho da ferrovia Corumbá (MS) – Bauru (SP). Recentemente a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovaram a fusão das empresas América Latina Logística (ALL) com a Rumo Logística que operam em concessões ferroviárias.

Simone ressaltou a importância do trecho ferroviário como eixo de escoamento da produção sul-mato-grossense, especialmente de minério de ferro, soja, celulose e etanol.

“Qualquer limitação, restrição ou falha na execução dos contratos de concessão relacionados com aquele trecho de ferrovia, colocaria o Mato Grosso do Sul na inteira dependência do transporte rodoviário, o que multiplicaria o número de caminhões em nossas estradas, elevaria os riscos de acidentes e as dificuldades na manutenção. Tal situação causaria, também, um aumento vultoso dos custos de produção, o que reduziria a competitividade do país em relação a todos os produtos que por aquela linha tenham que transitar”, argumentou Simone.

No requerimento, Simone pergunta se o CADE impôs como condicionante para a fusão das empresas a manutenção dos contratos de concessão firmados anteriormente pela ALL, e, mais especificamente, se há previsão de manutenção da exploração do trecho Corumbá (MS) – Ponta Porã (MS) – Campo Grande (MS) – Três Lagoas (MS) – Bauru (SP). Ela também questiona o plano específico de atividades e de investimentos para os próximos cinco anos e as possíveis punições em caso de descumprimento dos compromissos, quebra de contrato e degradação da malha ferroviária existente, entre outras perguntas.

De acordo com o Regimento Interno do Senado, o Ministério tem o prazo de 30 dias para enviar a resposta a requerimento de informações.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Ministra Simone Tebet e ministro Franklin Ortiz, da Bolívia se reúnem em Brasília para discutir integração

Ministra Simone Tebet e ministro Franklin Ortiz, da Bolívia se reúnem em Brasília para discutir integração

Na pauta também o projeto que busca aumentar a produção de fertilizantes nos dois países A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o…

leia mais
Ministra Simone Tebet reúne-se com IBGE no Rio de Janeiro

Ministra Simone Tebet reúne-se com IBGE no Rio de Janeiro

A Ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, reuniu-se nesta segunda-feira, 29, com a diretoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na…

leia mais
Governador e ministra discutem avanços da concretização da Rota Bioceânica

Governador e ministra discutem avanços da concretização da Rota Bioceânica

O governador Eduardo Riedel recebeu a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) para discutir os avanços da concretização da Rota Bioceânica, que tem seu início…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet