Simone questiona Ministérios sobre estímulo ao setor sucroenergético | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone questiona Ministérios sobre estímulo ao setor sucroenergético

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) apresentou requerimentos de informações ao Ministério da Agricultura e ao Ministério de Minas e Energia sobre medidas que possam beneficiar o setor sucroenergético. À ministra Kátia Abreu, Simone questionou ações como a abertura de programas de renegociação de dívidas e a manutenção das linhas de crédito com juros equalizados e adequação de prazos ao perfil do ciclo produtivo. Ao ministro Eduardo Braga, a senadora sul-mato-grossense perguntou sobre medidas para estimular o crescimento da bioeletricidade e o surgimento de novos projetos de melhoria da eficiência dos motores flex fuel. Também questionou sobre a inclusão de representantes do segmento sucroenergético no Conselho Nacional de Política Energética e sobre a realização de leilões regionais, específicos para a biomassa.

Na justificativa dos dois requerimentos, Simone ressaltou que o setor tem se deparado com dificuldades, uma vez que a manutenção prolongada dos preços dos combustíveis e a redução da CIDE-Combustíveis afetaram a competitividade do etanol nos últimos anos.

“Em Mato Grosso do Sul, a crise conduziu algumas usinas ao pedido de recuperação judicial, prejudicando o emprego e a renda de grande contingente de trabalhadores e as atividades econômicas de significativa quantidade de fornecedores”, afirmou a senadora.

Segundo ela, os questionamentos enviados ao Ministério da Agricultura e ao Ministério de Minas e Energia servirão para auxiliar na reflexão sobre as políticas públicas e sensibilizar o Governo Federal para as dificuldades do setor.

Voto de Pesar

A senadora Simone Tebet também apresentou no Plenário do Senado Voto de Pesar pela morte do empresário Jorge Elias Zahran, um dos fundadores do grupo Copagaz e da Rede Matogrossense de Televisão (TV Morena, TV Cidade Branca e TV Centro América). Simone destacou que Jorge Elias Zahran foi presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS) por seis vezes, diretor da Confederação Nacional das Indústrias e secretário da Indústria e Comércio de Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet