Simone Tebet acolhe propostas da sociedade civil para crianças e adolescentes, em SP | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet acolhe propostas da sociedade civil para crianças e adolescentes, em SP

As candidatas Simone Tebet e Mara Gabrilli participaram na tarde de hoje, segunda-feira (29/8), de um encontro com representantes da sociedade civil, reunidos em torno da Agenda 227. O nome do grupo remete ao artigo da Constituição Federal que assegura à criança e ao adolescente uma série de direitos, como saúde, alimentação, educação, profissionalização e cultura. A entidade consolidou um conjunto de 148 propostas, identificando problemas e propondo soluções para entraves em diversas áreas que afetam esses grupos populacionais. Tal material está sendo apresentado aos candidatos à Presidência.

No encontro, Simone expôs o conjunto de medidas fixados no seu plano de governo, com o objetivo de criar uma rede de proteção não só envolvendo as crianças e jovens, mas a familia como um todo. Um dos pilares dessa estrutura é o “Mãe Brasileira”, projeto que garante o atendimento pelo SUS a mulheres desde o início da gravidez. Ele oferece ao menos seis pré-natais, um enxoval básico para o bebê, vale-transporte e, entre outros pontos, o acompanhamento médico para o recém-nascido ao longo de um ano. “Não pode haver nada pior para uma mulher do que sentir a dor do parto e não saber se vai conseguir vaga num hospital para dar à luz”, disse Simone.

Além disso, numa etapa seguinte, o projeto das candidatas do centro democrático (MDB, PSB, Cidadania e Podemos) estabelece como prioridade a educação, com especial foco no Ensino Infantil e no Médio. “Vamos concluir todas as obras inacabadas de creches e fazer parcerias com municípios para ampliar o número de vagas existentes”, afirmou a candidata.

Ela mencionou ainda a criação do programa “Poupança Jovem”, como forma de incentivar a conclusão do Ensino Médio por parte dos estudantes brasileiros. Por meio da iniciativa, o governo depositará todo ano uma quantia em uma conta de poupança dos estudantes de baixa renda. O valor poderá ser resgatado ao final do curso. Hoje, a estimaiva é que ele possa atingir R$ 5 mil. “Ainda vamos fomentar o ensino em período integral e usar o 5G para garantir a concectividade das escolas públicas.”

Mara Gabrilli observou que o projeto da candidutura foi moldado para todos os brasileiros. “Quando falo de inclusão, não me refiro apenas a pessoas com deficiência”, disse. “Eu falo da comunidade LGBTQIA+, da população negra, dos indígenas, além de refugiados e idosos. Essa é uma visão que tenta não deixar absolutamente ninguém para trás.”

Além de Mara Gabrilli, participaram do encontro Luciana Temer, diretora do Instituto Liberta; Márcia Woods, assessora da Fundação José Luiz Egydio Setúbal; Mariana Montoro, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; Ana Potyara, diretora da ANDI – Comunicação e Direitos; Pedro Hartung, Renato Godoy e Gustavo Paiva; respectivamente, diretor de Políticas e Direitos das Crianças, coordenador e analista de Relações Governamentais do Instituto Alana; e Claudia Vidigal, da Fundação Bernard Van Leer

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet