Simone acompanha encerramento de caravana pelo Corredor Bioceânico

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) acompanhou a cerimônia de encerramento da caravana pelo Corredor Bioceânico, em Assunção, no Paraguai, nesta sexta-feira (1º). A comitiva de empresários e políticos participou da 2ª expedição da Rota de Integração Latina-Americana (RILA). O corredor Bioceânico é uma alternativa de exportação para os países da Ásia, via Oceano Pacífico, reduzindo em cerca de 11 mil quilômetros a rota marítima em relação ao percurso feito pelo Oceano Atlântico.

O Mato Grosso do Sul exporta 80% da soja, principalmente, para a Ásia. O produto, hoje, percorre mais de mil quilômetros de estradas até os Portos (Paranaguá ou Santos) para poder ser exportado via Atlântico. A Rota Bioceânica vai ajudar a tornar mais competitivos a exportação do agronegócio sul-mato-grossense e brasileiro e a importação direta de insumos.

Em dezembro de 2015, Brasil, Paraguai, Argentina e Chile aprovaram a Declaração de Assunção e iniciaram estudos técnicos e ações para viabilizar Corredor Rodoviário Bioceânico. Entre as dificuldades para implementar a rota estão os gargalos logísticos e a burocracia do setor aduaneiro nas fronteiras.

O Brasil vai construir a ponte de concreto, de 500 metros de comprimento, sobre o Rio Paraguai (Porto Murtinho – Carmelo Peralta (Paraguai)). A obra, que precisa ser autorizada pelo Congresso Nacional, deve custar cerca de R$ 270 milhões. O Paraguai se comprometeu a pavimentar 600 km de estradas.

Assessoria de Imprensa