Simone Tebet alerta: “Fábrica está sendo vendida barata e sem cláusula que exige produção de fertilizantes no Brasil” | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet alerta: “Fábrica está sendo vendida barata e sem cláusula que exige produção de fertilizantes no Brasil”

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) voltou a criticar a negociação da Petrobras com a empresa russa Acron para a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Ela informou que participou de reunião com representantes de petroquímicas esta semana e foi alertada de que a fábrica está sendo vendida barata. E, pior, sem cláusula exigindo que a Acron termine a obra, que produza fertilizantes no Brasil, ou que impeça o desmonte de equipamentos modernos e caros existentes ali para levá-los a outros locais, como a Rússia, por exemplo.

A senadora reforçou o pedido de informação ao Ministério de Minas e Energia e à Petrobras onde questiona a venda e alternativas para a fábrica, como a sugestão de a estatal finalizar a obra 83% pronta e vender para petroquímicas brasileiras ao invés de fechar a negociação com a multinacional russa.

“Essa fábrica está sendo vendida barata, está sendo vendida sem a cláusula exigindo que a Acron termine a fábrica de fertilizantes. E mais, a pergunta é: há alguma cláusula ali dizendo que esses equipamentos, que são os mais modernos do mundo, não vão ser depois destruídos, no sentido de desmontados e levados para a Rússia? Isso é crime de lesa-pátria. Isso mostra a falta de planejamento do Governo, a falta de competência, a insensibilidade da Petrobras, o total desconhecimento da Petrobras, que é nossa, é do povo brasileiro”, criticou.

Simone ressaltou ainda que o Brasil depende parcialmente da Rússia para produzir fertilizantes e colocar comida na mesa da população. Destacou também a importância do nosso País como produtor de commodities. “800 milhões no mundo passam fome; 27 milhões no Brasil passam fome. Estamos sentindo o desespero do agronegócio, porque não tem certeza de ter fertilizantes para a próxima lavoura de outubro, novembro, dezembro. Os reflexos para o plantio já chegaram nas gôndolas dos supermercados – inflacionado. Se hoje podemos ainda comprar alimentos, e centenas de milhares de trabalhadores já não podem mais comprar, têm que escolher entre o óleo de cozinha e o arroz, ou entre o arroz e o feijão, e o botijão de gás”.

Guerra

A senadora ainda comentou os impactos da guerra entre Ucrânia e Rússia. “Não é uma guerra geopolítica; ela é geoeconômica. Se essa guerra não terminar – e não terminar com urgência –, nós podemos estar diante da maior catástrofe humanitária! E essas não são palavras minhas. O The New York Times dá conta de que, abro aspas: “Do Brasil ao Texas, safras estão sendo ameaçadas, projetando o aumento mundial da fome”, o que a ONU já anuncia como, entre aspas, “catástrofe”. Mais, matéria na Folha de hoje informa que os brasileiros podem ficar sem fertilizantes, porque têm garantidos apenas 28% das suas necessidades”, comentou.

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet