Simone Tebet alerta para impacto negativo da redução dos Fundos Constitucionais | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet alerta para impacto negativo da redução dos Fundos Constitucionais

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) alertou para o risco de desidratação dos recursos dos Fundos Constitucionais do Centro-Oeste (FDCO e FCO), Norte (FNO), Nordeste (FDNE e FNE) e da Amazônia (FDA). Ela criticou propostas que estabelecem que recursos dos Fundos sejam destinados à parte do financiamento de programas nas áreas de educação, segurança pública e saúde.

A senadora sul-mato-grossense levantou o debate durante a aprovação da medida provisória (MP 785/2017) que reformulou o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies. “Não podemos dar com uma mão e tirar com a outra”, disse ao ressaltar que a MP prevê a destinação facultativa de recursos de vários fundos regionais para o Fies.

“Esse recurso será reduzido em 20%, ou R$ 4 bilhões, para financiar o Fies. Ora, para financiar a educação nós temos o BNDES, temos recursos orçamentários. O que nós não podemos é abrir essa porteira. Ainda tramita nesta Casa um projeto que garante tirar dinheiro dos fundos constitucionais para a segurança pública. Daqui a pouco virá um projeto para tirar recursos dos fundos constitucionais para a saúde. Quem é que vai votar contra? Mas nós não podemos acabar com os fundos constitucionais. É a última fronteira que temos ou que teremos para gerar emprego e renda para a população do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste do Brasil”, alertou.

A senadora Simone Tebet ainda alertou para o impacto que a redução dos Fundos Constitucionais pode provocar no desenvolvimento regional do País.

“Se começarmos a tirar dinheiro dos fundos constitucionais, teremos estudantes universitários com diploma debaixo do braço, não conseguindo emprego, não conseguindo financiamento para abrir seus consultórios. Nós teremos o microempresário, o microcomerciante, o produtor rural sem conseguir financiamento no banco. Sem investimento, não há geração de emprego”, alertou.

Simone reforçou, no entanto, que votou a favor da MP, mas pediu ao Ministro da Educação, Mendonça Filho, que procure alterativas de financiamento do programa. O Ministro acompanhou a votação da MP no plenário do Senado na noite desta quarta-feira (08). “Como professora que sou, ressalto a importância desta medida provisória, que visa não só a salvar o Fies, como democratizar o acesso ao ensino superior”, disse.

A preocupação com o uso dos recursos dos fundos constitucionais foi manifestada também por senadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Vídeo: Simone Tebet alerta para impacto negativo da redução dos Fundos Constitucionais

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet