Simone Tebet apresenta projeto de regionalização da saúde no Brasil, em visita ao Paraná | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet apresenta projeto de regionalização da saúde no Brasil, em visita ao Paraná

Plano prevê a divisão do país em 400 regiões de saúde, ampliando o acesso da população com redução de custos e mais eficiência.
E mais. Simone vai zerar as filas e ampliar os recursos federais no SUS.

A candidata Simone Tebet apresentou na tarde de hoje, segunda-feira (22/8), a base de seu projeto de regionalização da saúde no Brasil. O modelo ampliará o acesso da população a serviços, reduzirá custos e dará mais eficiência – tradicionalmente, muito baixa – a investimentos no setor. “O SUS tem feito muito, foi um gigante na pandemia, mas a área de saúde está totalmente desorganizada e subfinanciada”, disse. “Vamos recuperar o investimento do governo federal, financiando pelo menos 50% da saúde pública no Brasil. E vamos zerar a fila que a Covid deixou de consultas, exames e cirurgias, colocando dinheiro na conta de estados e municípios para que eles possam realizar essa tarefa.”

Em relação ao projeto para a área de saúde, o anúncio foi feito durante visita de Simone Tebet ao Ambulatório Multiprofissional Especializado (AMME), em Colombo, na Grande Curitiba (PR). Inaugurado em 2020, o local presta atendimentos em ginecologista, reumatologista, neurologista, oftalmologista e ortopedia, entre outros, a munícipes de 13 cidades, reunidas no Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná, coordenado pelo prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel (MDB). O polo de saúde foi criado na gestão do governador Ratinho Junior (PSD) para facilitar o acesso da população a consultas e exames especializados.

De acordo com Simone, seu projeto de regionalização, que tem similaridades com o modelo do AMME, prevê que municípios menores abram mão de estruturas ociosas e de baixa produtividade. Em contrapartida, eles poderão usar equipamentos (como hospitais) mais avançados, concentrados em municípios maiores e vizinhos. Pela proposta, o país será dividido em cerca de 400 regiões de saúde. Tal sistema permitirá reunir com qualidade e escala serviços de atenção primária, urgência-emergência, hospitalares (inclusive UTIs), especialidades médicas, além de recursos diagnósticos, terapêuticos e de reabilitação.

Acompanharam Simone Tebet na visita ao AMME a ex-prefeita de Colombo, Beti Pavin (MDB), que é candidata a deputada estadual, o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel (MDB), o ex-governador paranaense e candidato ao Senado Federal Orlando Pessuti (MDB), além do deputado estadual Anibelle Neto, presidente do MDB local (PR) e candidato à reeleição, os candidatos a deputados federais Professora Sílvia, presidente do MDB Mulher-PR, o vereador de Curitiba Professor Euler (MDB), o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania), candidato à reeleição, e Aloisio Nascimento (MDB), além da candidata a deputada estadual Débora Chemin (MDB).

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet