Simone Tebet apresenta voto de pesar por Ruth de Souza, campeã mundial de basquete | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet apresenta voto de pesar por Ruth de Souza, campeã mundial de basquete

No Plenário virtual, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) lamentou a morte por covid da ex-jogadora de basquete Ruth de Souza, aos 52 anos de idade, nesta terça-feira (13). Ela apresentou voto de pesar pelo falecimento da atleta.

Ruth e Simone foram colegas na adolescência em Três Lagoas (MS). A senadora destacou o talento de Ruth nas quadras e a sua bondade, gentileza e garra na vida. Ao lamentar a morte dela, Simone Tebet fez uma homenagem: “Ela, que brilhou nas quadras do basquete brasileiro, hoje, não tenho dúvida, brilha como mais uma estrelinha no céu. A emoção de ter perdido uma pessoa que eu conheci por muito tempo e que tanta alegria deu a jovens que a viram brilhar nas quadras de basquete. A minha homenagem a todos os esportistas brasileiros e a todos que estão passando por esses momentos de dor nos leitos dos hospitais”, disse.

Ruth foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana, além de campeã Mundial pelo Brasil em 1994. Também jogou a Olimpíada de 1992, em Barcelona, a primeira da Seleção Feminina. Ela foi companheira de seleção de Hortência, Paula e Janeth. Integrou por 10 anos a Seleção Brasileira e era conhecida no meio esportivo como “Rutão”. Formada em Educação Física, a ex-pivô vestiu a camisa da Seleção entre 1985 e 1995. Nascida em Guiratinga (MT), foi em Três Lagoas (MS) que conheceu o basquete.

A senadora Simone Tebet também contou que, enquanto prefeita de Três Lagoas, foi procurada por Ruth, que estava desempregada após ter deixado as quadras.

“Como é injusta a carreira tão curta dos profissionais do esporte de alta performance no Brasil. Eu tive o privilégio de ser Prefeita quando ela bateu à minha porta dizendo que precisava de um emprego, porque estava passando por necessidades. E eu tive de ver, juridicamente, de que forma eu poderia. Enfrentei o Ministério Público e disse: “Olha, nós não podemos… Não é ela que precisa de nós; as nossas crianças, os nossos jovens é que precisam de uma jogadora da estirpe de Ruth ensinando-os com todo o seu talento”.

Ex-jogadora, Ruth de Souza era técnica de basquete em Três Lagoas — Foto: Divulgação

Ruth de Souza faleceu no dia 13 de abril. Estava internada desde o final de março na UTI do Hospital Auxiliadora de Três Lagoas (MS), cidade onde morava.

 

Assessoria de imprensa

Raquel Madeira

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet