Simone Tebet apresenta voto de pesar por Ruth de Souza, campeã mundial de basquete

No Plenário virtual, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) lamentou a morte por covid da ex-jogadora de basquete Ruth de Souza, aos 52 anos de idade, nesta terça-feira (13). Ela apresentou voto de pesar pelo falecimento da atleta.

Ruth e Simone foram colegas na adolescência em Três Lagoas (MS). A senadora destacou o talento de Ruth nas quadras e a sua bondade, gentileza e garra na vida. Ao lamentar a morte dela, Simone Tebet fez uma homenagem: “Ela, que brilhou nas quadras do basquete brasileiro, hoje, não tenho dúvida, brilha como mais uma estrelinha no céu. A emoção de ter perdido uma pessoa que eu conheci por muito tempo e que tanta alegria deu a jovens que a viram brilhar nas quadras de basquete. A minha homenagem a todos os esportistas brasileiros e a todos que estão passando por esses momentos de dor nos leitos dos hospitais”, disse.

Ruth foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana, além de campeã Mundial pelo Brasil em 1994. Também jogou a Olimpíada de 1992, em Barcelona, a primeira da Seleção Feminina. Ela foi companheira de seleção de Hortência, Paula e Janeth. Integrou por 10 anos a Seleção Brasileira e era conhecida no meio esportivo como “Rutão”. Formada em Educação Física, a ex-pivô vestiu a camisa da Seleção entre 1985 e 1995. Nascida em Guiratinga (MT), foi em Três Lagoas (MS) que conheceu o basquete.

A senadora Simone Tebet também contou que, enquanto prefeita de Três Lagoas, foi procurada por Ruth, que estava desempregada após ter deixado as quadras.

“Como é injusta a carreira tão curta dos profissionais do esporte de alta performance no Brasil. Eu tive o privilégio de ser Prefeita quando ela bateu à minha porta dizendo que precisava de um emprego, porque estava passando por necessidades. E eu tive de ver, juridicamente, de que forma eu poderia. Enfrentei o Ministério Público e disse: “Olha, nós não podemos… Não é ela que precisa de nós; as nossas crianças, os nossos jovens é que precisam de uma jogadora da estirpe de Ruth ensinando-os com todo o seu talento”.

Ex-jogadora, Ruth de Souza era técnica de basquete em Três Lagoas — Foto: Divulgação

Ruth de Souza faleceu no dia 13 de abril. Estava internada desde o final de março na UTI do Hospital Auxiliadora de Três Lagoas (MS), cidade onde morava.

 

Assessoria de imprensa

Raquel Madeira