Simone Tebet cobra da Ancine mais salas de cinema em cidades pequenas e médias

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) questionou a nova diretora da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Débora Regina Gomes, sobre a construção de salas de cinema no Brasil. Ela disse que hoje a maior parte das salas estão nas grandes cidades e são construídas em shoppings.

Segundo Simone, 60% dos municípios tem menos de 20 mil habitantes e, portanto, não têm salas de cinema. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, apenas Campo Grande, Dourados, Ivinhema, Naviraí e Três Lagoas têm cinemas.

Para a senadora, a sétima arte pode ser incentivadora do interesse do cidadão pela cultura. Ela reconheceu o crescimento do público, mas lamentou o alto custo dos ingressos.

“As pesquisas mostram que 50% da população brasileira não tem acesso e nunca foi a uma sala de cinema, museu ou teatro. Isso é gravíssimo. O aumento do público representa muito pouco se nós pensarmos que são sempre as mesmas pessoas que vão, jovens com o mesmo perfil socioeconômico”, disse Simone durante sabatina da nova diretora da Anvisa na Comissão de Educação, nesta terça-feira (15). A indicação de Débora Regina Gomes foi aprovada.

Em resposta à senadora Simone Tebet, Débora defendeu a adoção de políticas de incentivo à abertura de salas comerciais em áreas periféricas das grandes cidades e em municípios do interior.

Assessoria de Imprensa