Simone Tebet critica “aumento disfarçado” das tarifas aéreas e propõe audiência pública com ANAC e empresas | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet critica “aumento disfarçado” das tarifas aéreas e propõe audiência pública com ANAC e empresas

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) propôs a realização de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos para discutir se há abuso no aumento das tarifas aéreas, apesar da cobrança pelo transporte das bagagens. Serão convidados para a reunião os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, das empresas aéreas e da OAB. A audiência deve ocorrer ainda este ano.

A senadora Simone disse que quando a Resolução Nº 400 foi publicada pela ANAC, com novas condições ao transporte aéreo de passageiros, a justificativa era de que a permissão para cobrar pelas bagagens permitiria a redução dos preços das passagens. Antes da Resolução, os passageiros tinham direito a despachar suas malas de até 23 kgs para as viagens domésticas e 32 kgs para os voos internacionais. Atualmente, apenas a bagagem de mão de até 10 kgs não é cobrada.

“A justificativa da agência reguladora foi a de adequar o Brasil às normas internacionais e reduzir o valor das tarifas. Não foi isso que aconteceu, ao contrário. O que houve foi um aumento disfarçado no valor das tarifas”, disse.

Segundo o IBGE, entre junho e setembro houve aumento de 16,9% no preço das passagens. Para a Fundação Getúlio Vargas, o acréscimo chegou a mais de 30% no período.

A senadora informou ainda que a OAB Paraná está analisando condutas das companhias aéreas e supostas violações aos direitos dos consumidores. O órgão detectou, por exemplo, que uma viagem de Curitiba a Brasília pode custar 60% a mais que uma viagem à Santiago, capital do Chile – embora essa última tenha o dobro da distância.

Assessoria de imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Em audiência na CMO, Simone Tebet debate LDO

Em audiência na CMO, Simone Tebet debate LDO

“Em 2025 estamos mirando a meta zero”, afirmou a ministra, lembrando que o governo age com responsabilidade fiscal e compromisso social A ministra do Planejamento…

leia mais
Ministra Simone Tebet apresenta Rotas de Integração na China

Ministra Simone Tebet apresenta Rotas de Integração na China

“Viemos aqui buscar parcerias com a iniciativa privada e com o governo chinês”, resumiu a ministra A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o…

leia mais
Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores

Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores

Liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, delegação com ministros e empresários busca fortalecer as relações entre os países, atrair investimentos e abrir mercado para produtos brasileiros…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet