Simone Tebet defende demissão sumária de presidente da Caixa | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet defende demissão sumária de presidente da Caixa

A senadora Simone Tebet defendeu na manhã de hoje, quarta-feira (20/06), a “demissão sumária” do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, alvo de acusações de assédio sexual. “Isso ainda que garantindo a ampla defesa, porque sou advogada”, observou a parlamentar.
A pré-candidata do centro democrático (MDB, PSDB e Cidadania) ao Planalto definiu como “inadmissível” atitudes dessa natureza. “Faço política há muito tempo e, há 20 anos, venho defendendo que lugar de mulher é onde ela quiser estar”, afirmou. “O mínimo que se exige é respeito a uma mulher no mercado de trabalho” Para a parlamentar, esse tipo de comportamento contra a mulheres “não é, infelizmente, exceção, mas regra”.
A parlamentar acrescentou que já foi vítima do problema. “Eu já sofri assédio sexual em ambiente de trabalho e também violência política”, relatou. “Na primeira vez, não consegui reagir, fui chorar no banheiro. Mas isso mudou.” Ela observou que foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Combate à Violência contra a Mulher e conhece bem a raiz de comportamentos desse tipo. “É muito triste, mas essa realidade começa dentro de casa das pessoas”, citou. “E precisamos divulgar esses casos pela imprensa.”

Senadora vai revogar decretos contra meio ambiente

Na coletiva, Simone Tebet disse ainda que revogará “todos os decretos ou atos normativos que, de alguma forma, representem um retrocesso na questão ambiental”. “E vamos reorganizar os órgãos de controle que combatem o desmatamento na Amazônia, para punir grileiros e mineradores ilegais. Eles denigrem a imagem do agronegócio e ameaçam o meio ambiente brasileiro. Só assim vamos ter condições de nos reinserir no mercado internacional e vender nossos produtos ao mundo.”
A pré-candidata defendeu o desmatamento ilegal zero e o cumprimento de acordos internacionais sobre o meio ambiente e metas de emissão de gases do efeito estufa. Ela observou que, em relação à preservação e o desenvolvimento, sua pré-candidatura não representa “um ou outro”, mas, sim, “um e outro”. “Não é agronegócio ou meio ambiente. É agronegócio e meio ambiente”, destacou. “Da mesma maneira, também não é segurança pública ou direitos humanos. Mas é segurança pública e direitos humanos.”

Aliança com Ciro Gomes

Questionada por jornalistas sobre uma eventual aliança com o pré-candidato Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet disse que mantém um bom relacionamento e tem admiração pelo trabalho do político cearense. Ponderou, contudo, que ambos mantêm divergência em torno de questões econômicas. Ainda assim, notou: “Somos democratas, pensamos no Brasil, sabemos que o país precisa de um novo rumo, que não dá para voltar ao passado e muito menos permanecer no presente. Só isso já abre um canal para o diálogo.”

+ Notícias

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

O documento, assinado durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, busca fortalecer o intercâmbio e cooperação entre os dois países em áreas como…

leia mais
Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Com foco no crescimento do Estado e melhores condições de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel discutiu nesta segunda-feira (18) investimentos e obras federais que estão…

leia mais
Simone Tebet lança livro “O Voo das Borboletas”

Simone Tebet lança livro “O Voo das Borboletas”

‘O Voo das Borboletas’ trata de história pessoal e política da ministra do Planejamento Simone Tebet lança neste mês o livro “O Voo das Borboletas”, com…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet