Simone Tebet defende união para agilizar vacinação e prorrogar o auxílio emergencial | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet defende união para agilizar vacinação e prorrogar o auxílio emergencial

“Tão grave quanto a falta de vacina é a falta de comida na mesa de milhões de brasileiros”

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse que o Congresso está de portas abertas para ajudar a agilizar a vacinação em massa e a encontrar soluções para garantir a prorrogação do auxílio emergencial. “Tão grave quanto a falta de vacina é a falta de comida na mesa de milhões de brasileiros”, disse ao afirmar que as duas pautas são urgentes. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, na manhã desta quarta-feira (10), ela reforçou que o esforço entre Congresso e Executivo é conjunto e não se trata de ser da situação ou da oposição.

Para Simone, houve falta de planejamento do Ministério da Saúde e os parlamentares devem acompanhar de perto a ação do governo federal. Ela lamentou o crescimento diário do número de mortes e manifestou expectativa em relação a audiência virtual com o Ministro Eduardo Pazuello, marcada para amanhã, no Senado.

Os senadores devem cobrar de forma clara e dura a atuação de Pazuello. “Afinal, vocês tinham o diagnóstico, tinham tempo para planejar, mas não agiram ou agiram de foram equivocada. Afinal cadê os insumos? Não fizemos a contratação, não nos preparamos antecipadamente como está acontecendo em boa parte do mundo. Agora é hora de o Congresso Nacional fiscalizar de forma atuante a ação do Ministério da Saúde e colaborar nesse processo porque nós temos seis meses ainda de muito trabalho em relação a essa vacina”, disse em entrevista à Rádio CBN.

O Congresso criou comissão de acompanhamento das ações relacionadas ao combate à Covid-19 e já tem 30 assinaturas para a instalação de uma CPI para investigar a responsabilidade do governo federal sobre a crise sanitária e econômica.

“A CPI cumpre o papel de olhar o para trás, o que aconteceu. A nossa ideia era que uma ampla frente pudesse olhar o hoje. O Brasil tem pressa na vacinação porque na realidade da pandemia está afetando a economia, fazendo as pessoas empobrecerem. Temos 27% da população brasileira em estado de necessidade. A pressa na vacina é porque com ela, nós podemos voltar a respirar aliviados e inserir essas pessoas na economia que está estagnada”, disse.

Ritmo de vacinação
À Rádio Jovem Pan, Simone lembrou da experiência, estrutura e capilaridade do Brasil na vacinação em massa. “Uns falam em 1 milhão e outros em 2 milhões de aplicação das vacinas por dia (hoje são vacinados cerca de 300 mil/dia). Se temos estrutura, faltou gestão do Ministério da Saúde para que pudéssemos ter contratado insumos. Daqui 15 dias não teremos mais vacinas nos postos. Não dá para tapar o sol com a peneira. Aqui não cabe falar em oposição e situação. O que precisa ser feito para colocar vacina no braço dos brasileiros? A frente no Congresso não é pra fazer oposição. É pra buscar soluções. Estamos de portas abertas”, finalizou.

 

 

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet