Ela destinou meio milhão ao projeto via emenda orçamentária
A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI), vinculada à UFMS, realizou evento nesta segunda-feira (27) e contou com a presença da senadora Simone Tebet (MDB-MS).
A parlamentar contribuiu com 500 mil em emenda orçamentária individual de 2020 ao Programa Institucional de Extensão Universitária. O objetivo é desenvolver ações integradas de ensino, pesquisa e extensão para valorizar e promover a qualificação de serviços e políticas sociais voltados aos idosos. Simone disse que pretende destinar mais recursos este ano. Ela lembrou, ainda, que no ano passado, a UFMS recebeu R$ 6 milhões em emendas de bancada. Como coordenadora da bancada federal de MS, Simone anunciou que a destinação de recursos para ensino superior e técnico será garantida.
Simone Tebet elogiou a iniciativa da UFMS, em parceria com a Universidade do Tocantins, que desenvolvem o programa “Universidade da Maturidade”.
Em seu discurso, ela contou que a UFMS foi a primeira universidade na qual ela deu aulas, com apenas 22 anos. Ela valorizou a experiência que as pessoas mais velhas adquirem ao longo dos anos e estimulou a volta à universidade para formação e atualização. “E que, com base nessa revisão de conteúdo, vocês possam nos dar sugestões e contribuições valorosas. Nós precisamos da experiência da melhor idade e que vocês possam influenciar a cabeça dos nossos governantes”, disse.
O Programa UnAPI/UFMS começou em agosto do ano passado e oferece 265 vagas no formato presencial e virtual. São quatro eixos de atuação, dois deles voltados ao atendimento direto aos idosos: 1. Inclusão Social, oferece atividades de extensão em cultura e esporte; e 2. Assistência em diversas áreas, como saúde, orientação jurídica e atenção biopsicossocial. Os outros dois eixos são destinados àqueles que atuam com idosos: 3. Formação e Aperfeiçoamento aos profissionais; e 4. Divulgação de material sobre conhecimentos científicos.
Mais informações: https://unapi.ufms.br