Simone Tebet deve ter o apoio do Muda Senado na corrida pela presidência da Casa | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet deve ter o apoio do Muda Senado na corrida pela presidência da Casa

A senadora Simone Tebet (MDB) disse que o grupo Muda Senado deve apoiar a sua candidatura à presidência do Senado, se ela for a escolhida pela bancada do MDB para concorrer ao cargo.

Em entrevista ao jornalista Arthur Mário, da Rádio Hora de Campo Grande, a senadora Simone informou que tem conversado com partidos como o Podemos, PSDB, PSD, PSL e Rede, que representam o Muda Senado, além do Cidadania. “Ontem mesmo eu falei com o senador Jorge Kajuru, e ele disse que, se meu nome fosse escolhido, não tinha problema de repensar a candidatura dele e abrir mão de uma candidatura para me apoiar”. Segundo Simone, a conversa com o senador Kajuru faz parte de um diálogo de grupos. “A sinalização do Kajuru já é um sinal coletivo de que, se eu for escolhida, é mais fácil acompanhar o MDB”.

Em relação ao apoio do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao nome de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apoiado pelo atual presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM), a senadora enxerga como algo que possa ser novamente discutido e conversado. “Não vejo nenhum veto do presidente da república em relação a nenhum nome do MDB, justamente por não ter um candidato oficial”.

A decisão do MDB deve sair até o final da semana. Estão no páreo dentro da bancada do MDB, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça,  Simone Tebet, e o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga. Amanhã outros dois senadores passam a integrar a bancada, aumentando para 15 o número de integrantes. O MDB é o maior partido do Senado e pelo critério da proporcionalidade partidária, deveria comandar a Casa.

Se eleita, Simone Tebet será a primeira mulher a ocupar a cadeira do Senado. Além disso, ela também abriu portas no cenário político feminino sul-mato-grossense, sendo a primeira mulher a assumir a prefeitura de Três Lagoas, e posteriormente, assumindo o cargo de vice-governadora do estado. Também é presidente da comissão mais importante do Congresso Nacional, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal). “O senado deve levar a sério candidaturas femininas. Eu vou com essa missão, de representar não só o estado, mas também as mulheres sul mato-grossenses. É por isso também que sou candidata à presidência do Senado”.

Simone entende que o Senado Federal precisa se aproximar da população brasileira, buscar soluções para resolver a crise sanitária e econômica dos últimos 30 anos e se aproximar dos interesses daquilo que a população efetivamente quer. “Na política é isso, um tijolo a cada dia para se erguer um castelo. Política é a arte do diálogo. O jogo vai começar nesta semana, quando o MDB escolher seu candidato à presidência do Senado”.

 

 

 

 

Assessoria de imprensa com informações da Rádio Hora

+ Notícias

Ministra Simone Tebet destaca compromisso do governo com o crescimento do país

Ministra Simone Tebet destaca compromisso do governo com o crescimento do país

Em evento na Febraban, nesta sexta (29), ministra ressaltou também a divulgação feita pelo IBGE do menor índice de desemprego do país de toda a…

leia mais
Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é a primeira a falar com Virgínia de Ângelis sobre o Brasil do futuro; planejamento de longo…

leia mais
Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet