Simone Tebet diz que MP finalmente impõe prioridade às mudanças no ensino médio | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet diz que MP finalmente impõe prioridade às mudanças no ensino médio

A senadora Simone Tebet criticou o Congresso Nacional e governos anteriores por não terem colocado a educação realmente na pauta prioritária de votações.

“Se não apreveitarmos essa agenda, não aproveitaremos nos próximos dois anos, nem nos próximos quatro porque não o fizemos até agora”, disse a parlamentar durante audiência pública na Comissão Mista que discute a MP do ensino médio, nesta terça-feira (1). A senadora sugeriu aprovar o que há consenso, alterar ou rejeitar o que não está bom.

Simone concordou que debater o assunto por medida provisória não é a forma ideal, mas disse que não será por uma questão ‘formal’ que inviabilizará o debate sobre o tema. “Quando chega uma MP como esta, agarro com as mãos porque sabemos que a educação nunca foi pauta prioritária do Congresso, nem de nenhum governo. Se entendia, e espero que isso mude o mais rápido possível, que educação não dá voto”, criticou.
Urgência e relevância
A senadora Simone Tebet citou números para defender a relevância e urgência da MP. “Temos uma geração ‘Nem Nem’ que já está em 20% dos jovens de 14 a 24 anos” (nem estudam, nem trabalham). Há 10 anos, este índice era de 13%.
A senadora também afirmou que a evasão escolar é superior a 17%. “Isso é reflexo de uma escola que não é boa nem atrativa para os alunos. Tivemos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e em 20 anos prejudicamos o futuro de sete gerações de jovens porque não demos o ensino de qualidade e não tivemos a capacidade de sermos ágeis nas decisões sobre educação”.

Simone ainda disse que suas convicções a respeito do que será positivo ou não na reforma do ensino estarão acima da orientação partidária. Ela não entrou no mérito do debate, mas já defendeu como prioridade da valorização do magistério.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Ministra do Planejamento e Orçamento detalhou medidas do governo federal de apoio ao Rio Grande do Sul em entrevista; acesso à ajuda ocorre de maneira…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Iniciativa foi apresentado pela ministra Simone Tebet e pelo secretário de articulação institucional, João Villaverde, em evento com representantes da Força Sindical e de setores…

leia mais
MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

Projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico de três municípios de Mato Grosso do Sul foram aprovados pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), presidida pelo…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet