Simone Tebet diz que pauta federativa não é contrária ao governo, mas a favor de estados e municípios | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet diz que pauta federativa não é contrária ao governo, mas a favor de estados e municípios

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) acredita que o governo não deve propor uma discussão de reforma tributária como uma maneira de impor a sua vontade ao Congresso Nacional.

Ela lembrou que o Poder Legislativo criou uma comissão para propor regras de um novo pacto federativo, especialmente no que toca à distribuição do dinheiro arrecadado entre a União, os Estados e os Municípios.
Mas segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, no último fim-de-semana, o governo discute o assunto para desarmar eventual pauta legislativa, relatou a senadora.

Simone Tebet afirmou que a pauta do Congresso Nacional não é contrária ao governo, mas a favor dos estados e municípios, cujos governadores e prefeitos vêm a Brasília, anualmente, atrás de dinheiro para concluir obras e entregar serviços essenciais à população. Para a senadora, o que o país fez, nos últimos anos, foi retalhar o sistema tributário, prejudicando os estados e municípios que, cada vez mais, acumulam obrigações sem receber dinheiro suficiente para cumpri-las.

E quem mais sofre com isso, lembrou ela, é a população, cada vez mais carente de serviços públicos adequados nas áreas de saúde, educação e segurança, por exemplo.

— Na constituição de 1988, 80% da arrecadação, excluindo a questão previdenciária, eram de impostos, que eram e são divididos com estados e municípios. hoje, não soma-se 45%. Isto, porque os outros 55% são de contribuições, que não fazem parte do bolo tributário na hora da divisão com estados e municípios. E aí a conta não fecha: aumenta-se responsabilidade dos estados e municípios e tira-se de outro lado os recursos para que eles possam realizar os serviços mais essenciais, do tapa-buraco, do saneamento, da reforma da escola, do remédio no posto de saúde.

Para Simone, a concentração de recursos nas mãos da União é extremamente nociva para a democracia, pois distancia o Brasil dos ideais democráticos da justiça social: “o enfraquecimento da Federação brasileira fortalece a corrupção”, disse a senadora.

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Ministra Simone Tebet destaca compromisso do governo com o crescimento do país

Ministra Simone Tebet destaca compromisso do governo com o crescimento do país

Em evento na Febraban, nesta sexta (29), ministra ressaltou também a divulgação feita pelo IBGE do menor índice de desemprego do país de toda a…

leia mais
Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é a primeira a falar com Virgínia de Ângelis sobre o Brasil do futuro; planejamento de longo…

leia mais
Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet