Simone Tebet diz que falta vontade política do governo federal para enfrentar problema de moradia no Brasil

Em Plenário, ela solidarizou às vítimas das enchentes no estado de PE

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) criticou o governo federal por falta de investimentos no programa de construção de casas populares.

“Nunca nós tivemos um governo que tenha investido tão pouco no projeto Minha Casa, Minha Vida ou Casa Verde e Amarela para famílias que ganham até um e meio salário mínimo. Nesses três anos, o Governo Federal deixou de lado essas famílias mais carentes e, hoje, nós temos exatamente situações como esta: não se investe em áreas de risco, não se consegue melhorar as condições de vida em casas consideradas subnormais”, lamentou.

Simone Tebet lembrou que foi sub-relatora do orçamento e, depois de muitos anos, o Congresso Nacional não cortou recursos para o sistema habitacional. Para ela, falta vontade política para enfrentar o problema habitacional que ocorre em todos os estados brasileiros.

Ela destacou que há cerca de 30% de casas populares em condições consideradas subnormais e que há um déficit de seis milhões de casas populares. “Não é difícil, com um projeto de quatro a seis anos, de se colocar, pelo menos, de 800 mil a um milhão de casas populares para famílias que ganham até um salário mínimo e tirar essas famílias da zona de risco”, disse, lamentando pelas vítimas da tragédia provocada por chuvas e deslizamentos de barreiras em Pernambuco.

A tragédia já é considerada o pior desastre de Pernambuco no século 21. Já são mais de 100 mortos e ainda há desaparecidos.

Tags