Simone Tebet diz que vai recolocar o Brasil no mapa-múndi, em encontro com embaixadores da UE | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet diz que vai recolocar o Brasil no mapa-múndi, em encontro com embaixadores da UE

A candidata Simone Tebet reuniu-se, na tarde de hoje, terça-feira (6/9), em Brasília, com embaixadores dos estados-membros da União Europeia (UE) no Brasil. Na ocasião, Simone apresentou seu plano de governo e respondeu a perguntas dos representantes da UE. Após o encontro, em entrevista coletiva, ela ressaltou que irá alterar de forma radical – e estratégica – a atual política externa do país. “O Brasil sumiu do mapa”, disse. “Não temos integração com o mundo. Não conseguimos cooperar com ninguém. Vamos mudar isso.”

Ela observou que conduzirá as relações internacionais de forma oposta à lógica adotada nas gestões de Lula e Bolsonaro. “Nossa política externa não terá ideologia”, destacou. “Nem do governo passado, muito menos do atual presidente. Política externa é coisa séria.” Na avaliação da candidata, há anos, o Brasil não abre novos mercados e os últimos governos deram as costas para o resto do mundo, se isolaram. Como consequência, perderam recursos e exportaram empregos. “Agora, a palavra-chave é integração”, destacou.

Simone disse aos repórteres que os representantes da UE estavam preocupados, notadamente, com três questões: “A democracia brasileira, como enxergamos a economia sustentável e como será a política de comércio exterior”, descreveu. A candidata destacou que, em seu governo, o ministério das Relações Exteriores desempenhará um papel decisivo. Acrescentou que cumprirá os acordos internacionais ligados ao clima e adotará uma política de desmatamento ilegal zero. “Vamos também regulamentar o mercado de crédito de carbono”, apontou. A candidata realçou que, como liberal, conduzirá a economia interna com uma ampla parceria com a iniciativa privada, tendo como um dos destaques a área de infraestrutura.

O embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez, elogiou o encontro e a candidata. “A conversa foi ótima, tivemos diversos pontos em comum, como a defesa de democracia”, disse. “Mas também a sustentabilidade, a economia verde, para o Brasil uma grande oportunidade voltada para o futuro.” Ybáñez acrescentou que o país é um parceiro estratégico para a UE. “Acreditamos que o Brasil tem muitíssimo a oferecer”, observou. Participaram do encontro 25 representantes da UE, incluindo de países como Alemanha, França, Espanha, Suíça, Itália, Suécia e Dinamarca.

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

A ponte é obra fundamental da Rota Bioceânica, que integra o trecho 4 das Rotas de Integração Sul-Americana A equipe do Ministério do Planejamento e…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet