Simone Tebet é aplaudida por líderes do varejo ao defender o fim da reeleição no Brasil | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet é aplaudida por líderes do varejo ao defender o fim da reeleição no Brasil

Em debate com representantes do setor, em SP, candidata lança alerta sobre a reforma tributária e diz que o fim da polarização é crucial para a estabilidade econômica

A senadora Simone Tebet, candidata da coligação Brasil pra Todos, com os partidos do centro democrático (MDB, PSDB, Cidadania e Podemos) à Presidência da República, reuniu-se na manhã de hoje (15/8), em São Paulo, com a diretoria e o conselho do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que reúne mais de 75 grandes empresas do setor varejista no Brasil. No encontro, a parlamentar apresentou detalhes do seu plano de governo e foi especialmente aplaudida pela plateia quando defendeu o fim da reeleição no país. “Se o próximo presidente, no primeiro dia de governo, for a um cartório e garantir que não é candidato à reeleição, aprova a reforma tributária, a reforma administrativa e transfora esse país num verdadeiro canteiro de obras, com a construção e o aprimoramento de portos, aeroportos, cabotagem, duplicação rodovias e ferrovias”, disse. “E é isto o que vou fazer: assumo o compromisso de não me reeleger.”

Ao defender sua posição, a candidata destacou o pesado custo político e econômico que a busca pela continuidade do poder – agravada pela ausência de um projeto de país – tem representado ao Brasil. Além do mais, ela age como um fomento a práticas de corrupção. “O ex-presidente Lula precisou inventar o ‘mensalão’ e o ‘petrolão’ para se reeleger, com a ex-presidente Dilma quase quebramos a Eletrobras, com o atual presidente vimos uma série de medidas populistas surgirem e vamos passar dois anos muito difíceis para recuperar o equilíbrio fiscal”, citou. “Isso tem de acabar.”

No encontro, a senadora tratou ainda de questões como as reformas tributária e administrativa. Em relação à primeira, a tributária, alertou audiência que o texto precisa ser aprovado ainda neste ano no Senado Federal para que, no ano que vem, possa ser analisado pela Câmara dos Deputados e aprovado até meados de 2023. “Se isso não acontecer, não teremos reforma tributária no Brasil”, frisou. Simone já assumiu o compromisso de que, uma vez eleita, aprovará a reforma em seis meses de governo. A parlamentar tratou ainda da necessidade de pacificação da política nacional, hoje atolada na polarização. “Sem isso, não teremos condições de voltar a crescer”, afirmou.

O presidente do IDV, Jorge Gonçalves Filho, agradeceu a presença da candidata e realçou a importância dos debates setoriais, aos quais a emedebista tem comparecido regularmente. “O que vimos aqui nos deixa muito esperançosos, senadora, em saúde, educação, segurança, desenvolvimento”, afirmou. “Que tenha planos de conduzir o país a longo prazo. O Brasil está precisando olhar para o futuro e não só para os próximos quatro anos. Nosso país é maravilhoso. Tenho certeza que o IDV, a inciativa privada, está à disposição.”

“A gente está cansado de briga”, diz Luiza Trajano

A empresária Luiza Trajano, por sua vez, elogiou a proposta pacificadora da candidata. “A gente está cansado de briga. A gente quer pregar a união”, destacou. “E você fala de paz e amor, Simone. Parabéns.” Ao elogio, a parlamentar emendou: “Como a Luiza e eu dizemos quando conversamos, e eu concordo com ela, precisamos falar menos de Lula e Bolsonaro e mais do Brasil”, acrescentou, sendo novamente aplaudida pelos líderes do varejo.
A candidata destacou ainda que a principal e mais promissora mudança que pode ocorrer no país a partir de janeiro de 2023 é a posse de um presidente da República que pertença ao centro democrático. “Quando o centro se eleger, vamos garantir o que o Brasil precisa: a estabilidade e a segurança jurídica”, disse. “Nós estamos prontos para oferecer isso ao país.”

Nos debates durante o encontro do IDV, o ex-governador gaúcho Germano Rigotto, emedebista histórico e coordenador do plano de governo de Simone Tebet, também realçou a urgência do tópico “pacificação”. “É o que precisamos para avançar nas reformas”, disse. “E temos aqui uma candidata preparada. Simone é quem tem a capacidade de aglutinar, de unir o Brasil.” Além de representantes do varejo brasileiro, também estavam presentes no encontro Confúcio Moura, ex-governador e atual senador (MDB-RO) e Cássio Cunha Lima, ex-governador e atual senador (PSDB-PA).

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet