Simone Tebet entra na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso pela 4a vez

Pela quarta vez, a senadora Simon e Tebet (MDB-MS) entrou na lista do Diap que classificada os parlamentares  mais influentes do Congresso Nacional. Desde 2017, Simone é reconhecida pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) por sua capacidade de articulação e formulação. Em 2019, Simone assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça,  considerada a mais importante do Senado. A senadora sul-mato-grossense entrou na lista pela primeira vez em 2016, quando foi considerada parlamentar em ascensão.

O jornal Correio Brasiliense divulgou, com exclusividade, a lista dos “Cabeças do Congresso” neste final de semana.

MS

Além da senadora Simone Tebet (MDB), o deputado federal Fábio Trad (PSD) – está na lista dos “Cabeças do Congresso” de 2019. Na lista dos parlamentares em ascensão estão  outros dois sul-mato-grossenses, o senador Nelsinho Trad (PSD) e o deputado Beto Pereira (PSDB).

O Diap seleciona os parlamentares por critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança. Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

Veja a lista completa dos 100 ‘cabeças’ e dos 50 em ascensão divulgada neste domingo pelo site do Correio Braziliense.