Simone Tebet entrega Diploma Bertha Lutz a representante de MS, professora Raimunda Luzia de Brito | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet entrega Diploma Bertha Lutz a representante de MS, professora Raimunda Luzia de Brito

 

O Senado comemorou o Dia Internacional da Mulher com a entrega do 16° Prêmio Bertha Lutz, nesta quarta-feira (8). A Sessão Solene do Congresso Nacional foi aberta pelo presidente do Congresso, Eunício Oliveira, e continuou a ser presidida pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS). Simone foi a presidente do Conselho do Diploma Bertha Lutz nos dois últimos anos. O Conselho é formado por um senador de cada partido e é o responsável pela escolha das agraciadas.

Em seu discurso, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) elogiou a agraciada de Mato Grosso do Sul. “Raimunda é o exemplo da mulher sul-mato-grossense, ela é advogada, mestre em assistência social, é doutora em educação, todos os programas de políticas públicas que envolvem as minorias, lá está Raimunda de Brito. Por isso que em uma enquete realizada no Estado perguntando qual é a cara que representa a mulher negra de Mato Grosso do Sul, o nome de Raimunda foi eleito quase que por unanimidade, tanto é que tem o Coletivo em MS que leva o nome dela em função disso”, disse Simone Tebet ao homenagear Raimunda de Brito durante a Sessão Solene.

Raimunda Luzia de Brito dedicou a vida à defesa dos direitos dos negros, e das mulheres negras. Atualmente ela é Conselheira Estadual dos Direitos Humanos. Já foi Coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de MS e presidiu, por 5 mandatos, do Coletivo de Mulheres Negras de MS “Raimunda Luzia de Brito”. Defensora da educação como a melhor maneira de se superar o preconceito, Raimunda ministrou mais de três mil palestras em escolas, ONGs e centros comunitários nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.

Cinco mulheres que contribuem para a defesa dos direitos femininos e das questões de gênero no país foram agraciadas com o Diploma Bertha Lutz. Além de Raimunda Luzia de Brito, receberam a honraia: Denice Santiago Santos do Rosário, major da Polícia Militar da Bahia, comandante da Ronda Maria da Penha — dedicada à prevenção da violência contra a mulher; Diza Gonzaga, que após a morte do filho criou a Fundação Thiago Moraes Gonzaga, para promover ações de prevenção à violência no trânsito; Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert, embaixadora do Brasil na República da Sérvia; e a jornalista e escritora Tati Bernardi.

Dia Internacional da Mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a senadora Simone Tebet citou mulheres que contribuíram para a luta pelos direitos femininos. “Em pleno século XXI ainda lutamos pela relação mais igualitária entre homens e mulheres no mercado de trabalho, pela maior participação da mulher na política e pelo fim da violência doméstica e familiar. O Congresso Nacional tem procurado fazer a sua parte. Sou presidente da CMCVM. Em dois anos, muitos avançamos, mas muito ainda há por fazer”, disse lamentando que o Brasil é o quinto País que mais mata mulheres, dentre 83 Nações, segundo a ONU.

 

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet