Simone Tebet indica Raimunda Luzia de Brito ao Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet indica Raimunda Luzia de Brito ao Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

A senadora Simone Tebet indicou a advogada, mestra em Assistência Social e doutora em educação, Raimunda Luzia de Brito, ao Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz. Simone destacou a atuação de Raimunda, que dedicou a vida à defesa dos direitos dos negros, e das mulheres negras. Para Simone, a biografia de Raimunda engrandece a todos os sul-mato-grossenses e a concessão de um prêmio como este representa o reconhecimento de seu trabalho.

Raimunda foi uma das cinco agraciadas escolhidas por um conselho de senadores composto por um representante de cada partido político com assento no Senado. Além de Raimunda, também receberão a premiação a comandante da Ronda Maria da Penha de Salvador, Major Denice Santiago Santos do Rosário; a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga – Vida Urgente, Diza Gonzaga; a embaixadora do Brasil na Sérvia, Izabel Cristina de Azevedo Heyvaert; e a roteirista Tatiane Bernardi Teixeira Pinto.

O Diploma Bertha Lutz é concedido pelo Senado Federal anualmente desde 2001. São agraciados cinco mulheres e homens que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. O prêmio é entregue em sessão do Senado, exclusivamente convocada para esse fim, no dia 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O Diploma já premiou nomes como Maria da Penha, Zilda Arns e Leci Brandão entre outras.

Raimunda Luzia de Brito

Raimunda Luzia de Brito é, atualmente, Conselheira Estadual dos Direitos Humanos. Entre 2007 e 2015, foi Coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado. Também foi Presidente, por 5 mandatos, do Coletivo de Mulheres Negras de MS “Raimunda Luzia de Brito”. O nome do coletivo foi escolhido em levantamento que respondia à pergunta: “Qual é a mulher negra que tem a cara de Campo Grande e de MS?”

Entre outros cargos que ocupou, Raimunda foi Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos do Negro; Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos do Índio; Conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social; Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Conselheira Municipal dos Direitos do Negro.

Defensora da educação como a melhor maneira de superação do preconceito, ministrou mais de três mil palestras em escolas, ONGs e centros comunitários nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Parceria entre governos federal e de MS garante resposta rápida e recursos contra incêndios no Pantanal

Parceria entre governos federal e de MS garante resposta rápida e recursos contra incêndios no Pantanal

Pela segunda vez em menos de um mês o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, recebeu uma importante comitiva ministerial, composta pelas ministras…

leia mais
Rotas de integração sul-americana contribuirão para reduzir as desigualdades regionais e sociais, afirma Tebet em audiência no Senado

Rotas de integração sul-americana contribuirão para reduzir as desigualdades regionais e sociais, afirma Tebet em audiência no Senado

As obras já estão incluídas no Novo PAC, não geram impacto fiscal e vão estimular o comércio, a renda e o emprego, disse a ministra…

leia mais
No Pantanal, ministras Simone Tebet e Marina Silva enfatizam planejamento e parceria com governo estadual no combate aos incêndios

No Pantanal, ministras Simone Tebet e Marina Silva enfatizam planejamento e parceria com governo estadual no combate aos incêndios

Tebet reafirma que não faltarão recursos para enfrentar os incêndios no Bioma; ministra sobrevoou a região e se reuniu com bombeiros, brigadistas, governador e representantes…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet