Simone Tebet lamenta a omissão do governo federal em projetos sociais como o “Redes da Maré”, no Rio de Janeiro | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet lamenta a omissão do governo federal em projetos sociais como o “Redes da Maré”, no Rio de Janeiro

A pré-candidata ao Planalto pelo MDB afirmou ainda que quer levar esse tipo de iniciativa a outras regiões do país

Simone Tebet, pré-candidata do MDB à Presidência da República, visitou na tarde de hoje, sexta-feira, 04/03, o projeto social Redes da Maré, na zona norte do Rio. Impressionada com a amplitude e o impacto da iniciativa, a senadora afirmou que quer replicar esse tipo de experiência pelo Brasil. “O projeto social Redes da Maré foi criado pela sociedade, pelos moradores do bairro, e hoje é coordenado por mulheres”, disse. “Ele atente a comunidade como um todo. Vai da criança, passa tanto por mulheres como por trabalhadores, e alcança os idosos também. É incrível, mas lhe falta um braço: o do governo federal.”

Na avaliação de Simone, o governo omite-se, mas precisa participar desse tipo de ação, principalmente ao ampliar o número de vagas para crianças em creches e escolas, além de fomentar ativamente políticas públicas. Na Maré, a pré-candidata e a economista Elena Landau, coordenadora da área econômica do Programa de Governo da emedebista, foram recebidas pela coordenadora da Redes da Maré, a educadora Eliana Sousa Silva. Em conversas com líderes da entidade, a senadora ouviu críticas relacionadas à ausência do Estado, o que resulta em um amplo leque de problemas como a falta de acesso à saúde. Outras queixas tiveram como alvo a violência de operações polícias, que não permitem que as crianças e adolescentes compareçam às aulas.

A Redes da Maré define-se como uma organização social que produz conhecimento, projetos e ações para garantir políticas públicas eficazes para melhorar a vida das 140 mil pessoas que vivem nas 16 favelas da Maré. A entidade atua a partir de quatro eixos classificados como “estruturantes”: 1) arte, cultura, memórias e identidades; 2) desenvolvimento territorial; 3) direito à segurança pública e acesso à justiça; e 4) educação.

+ Notícias

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

Ministra do Planejamento participou dos Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050, na Fiesp, e afirmou que o plano de longo prazo terá a…

leia mais
Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

A Ministra do Planejamento e Orçamento sugeriu em Belo Horizonte que o planejamento de longo prazo incorpore esse compromisso como caminho para reduzir a pobreza,…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet