Simone Tebet lança livro na OAB/MS | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet lança livro na OAB/MS

 

A senadora Simone Tebet (MS) lançou o livro “Vida e Morte Feminina” na sede da OAB de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (17). Ela explicou que o título do livro foi inspirado na obra de João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina.

A obra, dividida em três partes (pensamentos, palavras e atos), reflete a atuação da senadora na luta pelos direitos das mulheres. “Os textos aqui reunidos pretendem abarcar numerosos aspectos da situação feminina: a violência sofrida, mas também o papel da mulher na educação, bem como a questão da sua representatividade política, entre outros. Espero que ele sirva como inspiração para outros debates e outras iniciativas”, disse.

Na ocasião, a parlamentar fez um balanço da atuação do Congresso Nacional em relação à pauta feminina. Ela destacou a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, entre outras. “Como mulher, mãe, cidadã, não poderia, portanto, deixar de dedicar uma boa parte do meu mandato ao aprofundamento do debate e à busca de atitudes efetivas para o enfrentamento dessa verdadeira calamidade civilizatória que é o desrespeito sistemático sofrido pelas mulheres brasileiras”.

Simone também comentou a atuação dela à frente da Comissão Permanente Mista de Combate à violência contra a Mulher. Ela presidiu o colegiado no biênio 2015-2016. Em 2016, o Senado criou, por iniciativa de Simone Tebet, o Observatório da Mulher contra a Violência, com o objetivo de coletar dados e promover debates sobre a temática.

Números vergonhosos
Simone lamentou o fato de o Brasil ser o 5º país que mais mata mulheres, dentre 83 pesquisados, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Segundo o Mapa da Violência de 2015, 13 mulheres são assassinadas por dia – e, o que é pior, mais da metade desses crimes são cometidos por familiares, parceiros ou ex-parceiros. Em 2014, 48 mil casos de estupro foram registrados no Brasil. Mais assustador ainda é que, segundo o IPEA, 70% dos casos atingem crianças e adolescentes.

Advogadas gestantes
A senadora ainda destacou o projeto que propôs alterações no Estatuto da Advocacia e no Código de Processo Civil, para estender, garantir e estipular direitos e garantias à advogada gestante, lactante ou adotante, no que se refere ao tratamento que tem nos autos processuais. Ela foi relatora da matéria no Senado. O projeto já se transformou na Lei nº 13.363, de 25.11.2016.

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet