‘O Voo das Borboletas’ trata de história pessoal e política da ministra do Planejamento
Simone Tebet lança neste mês o livro “O Voo das Borboletas”, com prefácio da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal. A obra da ministra do Planejamento revisita sua própria história e mira o público feminino que ela conquistou na campanha à Presidência em 2022 e na ida para o governo Lula.
Tebet fará sessões de autógrafos em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Também está nos planos um evento em Mato Grosso do Sul, seu estado natal, que é citado em várias passagens da obra. Fotos da infância em Três Lagoas (MS) e de momentos marcantes também compõem o material.
A ministra quer usar o livro para se comunicar com moças e mulheres e inspirá-las para a atuação política e cidadã. Ela aborda o machismo que encontrou no Senado Federal e cita a atuação na CPI da Covid como exemplo típico da importância de aumentar a presença feminina em cargos públicos.
Sobre sua candidatura a presidente, descreve o momento como “uma caminhada de espinhos, mas também de flores” e reafirma sua convicção em participar da chamada frente democrática em torno de Lula contra Jair Bolsonaro (PL), por considerar que estava “do lado certo da história”.
O livro usa a figura da borboleta como metáfora para o renascimento e a metamorfose. Tebet fala de sua “fase crisálida”, em alusão ao estágio de casulo do inseto, e encerra a obra com uma “mensagem às ‘crisálidas'”, estimulando mulheres que sonham em transformar sua realidade e a do país.
Fonte: Folha de São Paulo