Para Simone Tebet, MDB só deve lançar candidatura à presidência se tiver chance de chegar ao segundo turno | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Para Simone Tebet, MDB só deve lançar candidatura à presidência se tiver chance de chegar ao segundo turno

Em entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo, publicada nesta segunda-feira (7), Simone Tebet, líder do MDB no Senado, disse que o partido só deve disputar a presidência da República se tiver chance de chegar ao segundo turno.

Simone assumiu a liderança do MDB no Senado em abril e é a primeira mulher a exercer a função. Ela considera importante para a participação feminina na política ter uma mulher à frente da maior bancada do Senado, mas ressalta que a escolha de seu nome representa, antes de tudo, uma reflexão “profunda do MDB”. Simone também representa o novo. Ela chegou em Brasília há pouco mais de três anos. Assumiu o primeiro mandato de Senadora em 2015. Antes, havia sido deputada estadual, prefeita de Três Lagoas (MS) e vice-governadora do Mato Grosso do Sul.

Eleições presidenciais – Para Simone Tebet, é cedo para se posicionar sobre a possível candidatura do MDB à presidência. “Isso deve ser analisado com muita responsabilidade. Não podemos esquecer que MDB é partido regional, de interior, que depende decisivamente de ter as maiores bancadas na Câmara, Senado e fazer a maioria dos governadores”, disse.

Simone lembra que, em geral, a disputa começa com muitas candidaturas e ao longo do processo ocorrem as alianças. “Mas, diante da falta de uma grande liderança que já esteja dentro do processo, vai haver dificuldade maior de pré-candidatos abrirem mão de suas próprias candidaturas em nome desse consenso. As estatísticas mostram que quem bater 15%, 20% (das intenções de voto), a princípio já estaria no segundo turno (da disputa presidencial). Então, qualquer um que tenha hoje entre 8% e 10% não vai abrir mão de uma pré-candidatura.”

Veja a íntegra da entrevista

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet