Simone Tebet pede a ministro mais atenção para MS em Programa de Aviação Regional | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet pede a ministro mais atenção para MS em Programa de Aviação Regional

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) observou a necessidade de investir mais na infraestrutura aeroportuária de Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Programa de Aviação Regional, apenas oito municípios do estado serão contemplados. A região Centro-Oeste é a que menos tem previsão de destinação de recursos na primeira fase do programa. O montante do investimento seria de R$ 900 milhões.

Simone fez essa análise após a reunião conjunta das Comissões de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, que ouviu o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, na quarta-feira (6). Na reunião, Padilha lembrou que o governo tem o compromisso de ampliar, de 80 para 270, o número de aeroportos regionais disponíveis para voos regulares. Segundo ele, os aeroportos localizados na Amazônia Legal terão prioridade.

No Mato Grosso do Sul estão previstos investimentos nos municípios de Bonito, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.

Quando cumprimentou o ministro Eliseu Padilha, Simone pediu que os subsídios instituídos sobre o adicional de tarifa aeroportuária para aeroportos regionais sejam diferenciados também para voos destinados a capitais do Norte, Nordeste, e Centro-Oeste, como forma de fomentar as economias dos estados menos desenvolvidos.

A Lei 13.097/2015, na parte que institui o Programa de Desenvolvimento de Aviação Regional, estabelece subvenção econômica destinada às empresas aéreas, prevendo o pagamento de parte dos custos de passageiros transportados em voos diretos nas rotas regionais.

Números
40 milhões de brasileiros não têm acesso a um aeroporto num raio de 100 km de distância. 43% da população do interior não viajam por causa do alto custo das passagens. Os voos regionais custam 31% a mais que os trajetos entre capitais.
Hoje 18 milhões de passageiros demandam por voos regionais. A previsão é de que esse número suba para 113 milhões em 20 anos.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet