Simone Tebet quer retirar recursos do “teto de gastos” para ciência, tecnologia e inovação. | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet quer retirar recursos do “teto de gastos” para ciência, tecnologia e inovação.

Ao lado de Mara Gabrilli, sua companheira de chapa, a candidata ao Planalto recebeu o apoio de pesquisadores e acadêmicos, em evento em SP

A candidata Simone Tebet afirmou hoje, quarta-feira (24/8), que quer retirar os gastos com investimento em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do “teto de gastos”. Isso à semelhança do que ocorre com a educação, em particular com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A afirmação foi feita durante encontro, que contou com a senadora Mara Gabrilli, com pesquisadores e acadêmicos de São Paulo, notadamente da USP, realizado a convite da bióloga molecular e geneticista Mayana Zatz.

Simone frisou no evento que é liberal e, nesse sentido, preza a responsabilidade fiscal. “Mas ela é um meio para erradicar a pobreza, para fazer o Brasil voltar a crescer e a gerar emprego, emprego e emprego.” A candidata assumiu ainda diante dos pesquisadores outro compromisso: que não haverá contingenciamento ou retenção de qualquer forma de verbas para CT&I. “Todos os anos se coloca pouco no orçamento e o pouco que se coloca é cortado, às vezes, mais da metade, chegando a 60%”, disse. “Isso para desviar recursos para outros Ministérios para fazer graça. E graça aqui é sinônimo de corrupção.”

Mayana recepcionou as candidatas dizendo estar “muito feliz por ter uma chapa para votar a favor e não contra” “Ou a favor da união e contra a desunião”, acrescentou. A cientista elogiou Mara pelas “ações concretas” realizadas a favor da ciência, como a recente luta para evitar cortes de verbas na USP e na Fapesp durante a pandemia. Em relação à Simone, Mayana destacou: “Ouvi seus discursos, sua fala, e me identifiquei muito com suas propostas”. Às integrantes da chapa da coligação “Brasil Pra Todos” (MDB, PSDB, Cidadania e Podemos), a pesquisadora acrescentou: “Vocês fazem uma dupla que pode fazer a diferença, não por serem mulheres, mas por serem competentes, engajadas e patriotas”.

O reitor da USP, o neurocirurgião Carlos Gilberto Carlotti Júnior, adotou a mesma linha em seu discurso e elogiou a postura das duas senadoras. Ele fez indicações sobre os desafios da ciência no Brasil e enalteceu o projeto das candidatas para o país, em particular o foco da proposta de governo na educação. A vice-reitora da USP, a socióloga Maria Arminda do Nascimento Arruda, fez “questão de saudar” a chapa 100% feminina. “Como mulher, sei muito bem o que isso significa”, afirmou, acrescentando sentir “orgulho por ter duas mulheres” na atual disputa.

Mara Gabrilli agradeceu o apoio dos presentes e o empenho dos cientistas ao longo da pandemia. Ela mencionou ainda o esforço realizado pelos pesquisadores brasileiros em todos os campos da ciência, cujos resultados são reconhecidos mundialmente. “Apesar dos cortes de verbas e da negligência do governo, vocês conseguiram colocar o Brasil no 13º lugar entre os países que mais publicam trabalhos científicos [de acordo com o ranking da Unesco, divulgado em 2020]”, disse, realçando a importância da posição alcançada. “E aqui estão duas mulheres que veem a ciência como algo fundamental e inerente ao crescimento do país.”

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

A ponte é obra fundamental da Rota Bioceânica, que integra o trecho 4 das Rotas de Integração Sul-Americana A equipe do Ministério do Planejamento e…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet