Simone Tebet ressalta contribuição da colônia japonesa ao Brasil na 43ª Tanabuta Matsuri | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet ressalta contribuição da colônia japonesa ao Brasil na 43ª Tanabuta Matsuri

A senadora Simone Tebet participou na manhã de domingo (10/7), do 43º Tanabata Matsuri, que marcou a retomada da tradicional festa da colônia japonesa, no bairro da Liberdade, em São Paulo. O evento havia sido interrompido nos últimos dois anos em função da pandemia. “Estou aqui para agradecer à colônia japonesa por tudo que fez, e faz, pelo Brasil”, disse a parlamentar. “Este é um país tão belo e rico graças à nossa diversidade, a essa mistura de raças”, acrescentou, observando que é neta de imigrantes libaneses.

Simone Tebet ressaltou que, mais do que nunca, o país necessita incorporar características que marcam a cultura nipônica. “O Brasil nunca precisou tanto da paz que a colônia japonesa representa”, destacou. “Precisamos da pacificação para voltar a crescer e a gerar renda e emprego para a nossa população. Por isso, digo obrigada à colônia japonesa pela culinária, pela cultura, pela tradição e por nos ajudar a construir o Brasil. Com coragem e amor vamos reconstruir este país.”

Simone Tebet foi recebida no evento pelo presidente da Associação Cultural Assistencial da Liberdade, Tetuya Fujimoto. Ela lembrou que o Mato Grosso do Sul também tem uma grande colônia japonesa, e, quando prefeita de Três Lagoas (MS), sua cidade natal, onde foi eleita e reeleita, sempre apoiou as manifestações culturais e tradicionais.

No evento, os participantes penduram fitas de papel com pedidos, o Tanzaku, cujas cores representam seus desejos: amarelo para dinheiro, azul para proteção e saúde, branco para paz, rosa para o amor, vermelho de gratidão e o verde para esperança. A senadora sul-mato-grossense optou pela tira verde, da esperança, na qual escreveu sua mensagem.

Na Liberdade, vestindo um traje típico japonês de cor vermelha, a parlamentar foi muito assediada pela população com pedidos de selfies, abraços e muito carinho. Em uma das barracas da festa, Simone foi abordada pelo casal Ailton da Silva e Maísa e recebeu elogios por sua atuação como parlamentar: “Apoiamos a senhora na CPI da COVID, senadora. Muito importante seu trabalho pela vacina”, disseram. Simone agradeceu e afirmou que “vacina no braço é muito importante” e que continuará abordando o tema.

Na festa da colônia japonesa, Simone Tebet encontrou o médico e ex-deputado federal Eduardo Jorge (PV), Zilmara Gabriel, presidente do MDB Mulher de São Bernardo do Campo, no ABC paulista e o vereador George Hato (MDB).

+ Notícias

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Ministra do Planejamento e Orçamento detalhou medidas do governo federal de apoio ao Rio Grande do Sul em entrevista; acesso à ajuda ocorre de maneira…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Iniciativa foi apresentado pela ministra Simone Tebet e pelo secretário de articulação institucional, João Villaverde, em evento com representantes da Força Sindical e de setores…

leia mais
MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

Projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico de três municípios de Mato Grosso do Sul foram aprovados pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), presidida pelo…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet