Simone Tebet ressalta importância do esporte para inclusão social de jovens brasileiros | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet ressalta importância do esporte para inclusão social de jovens brasileiros

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) votou a favor da prorrogação, até 2027, da Lei de Incentivo ao Esporte – LIS ( PL 940/2022). A Lei também aumenta o índice de dedução do imposto de renda a pessoas físicas e empresas que invistam em projetos esportivos. O texto foi aprovado nesta quarta-feira (13) e vai à sanção.

Simone ressaltou que a LIE tem sido muito usada em estratégias de inclusão social e no desporto educacional, além de patrocinar inúmeros atletas e equipes de modalidades olímpicas e paraolímpicas.

“O esporte educa, inclui, garante aos jovens e crianças das comunidades e das favelas inclusão social. Investir nessas crianças, lá na base, é não só investir em talentos que um dia estarão erguendo a nossa bandeira verde amarela pelo mundo e causando tanta alegria para o povo brasileiro, mas dá a dignidade e a cidadania que os nossos jovens precisam ter”, disse a senadora Simone Tebet.

Entre 2007 a 2020, 20.098 projetos foram amparados na LIE. Nesse período, o valor captado foi de cerca de R$ 3 bilhões. Em 2021 foram apresentados 2.507 projetos, dos quais 47% tratam de desporto educacional. Segundo o Ministério da Cidadania, a lei virou um instrumento de inclusão social e promoção da cidadania.

A senadora ressaltou que os jovens que praticam esportes “saem da rua, da marginalidade, não pegam em armas, não usam drogas. Esse projeto vai salvar vidas”, defendeu. Simone ainda agradeceu aos inúmeros atletas que representam o Brasil. “Neste momento de carestia, de inflação, de dor, que nós saímos de uma pandemia, em que famílias disputam ossos, o esporte – e esses atletas – são umas das poucas coisas que nós ainda temos para nos trazer alegria”, disse.

+ Notícias

MPO e Banco Mundial pactuam iniciativas de fortalecimento de políticas de gênero

MPO e Banco Mundial pactuam iniciativas de fortalecimento de políticas de gênero

Parceria prevê o desenvolvimento de ações voltadas ao empoderamento feminino e à redução de desigualdades Uma das prioridades do Ministério do Planejamento e Orçamento, a…

leia mais
Agenda transversal Crianças e Adolescentes está em 41 programas do PPA 2024-27

Agenda transversal Crianças e Adolescentes está em 41 programas do PPA 2024-27

Informação consta em relatório, elaborado em parceria com o UNICEF, que dá início à série Planejamento Nacional A Secretaria Nacional de Planejamento, do Ministério do…

leia mais
Simone Tebet apresenta o projeto ROMANO, que resume em uma palavra as 5 inovações do MPO para o orçamento brasileiro

Simone Tebet apresenta o projeto ROMANO, que resume em uma palavra as 5 inovações do MPO para o orçamento brasileiro

Revisão do gasto, orçamentação de médio prazo, metas físicas, agendas transversais e nova lei de finanças representam uma nova ordem, diz ministra A ministra do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet