Simone Tebet: transformação na saúde em Três Lagoas e destaque nacional na CPI da Covid | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet: transformação na saúde em Três Lagoas e destaque nacional na CPI da Covid

Em 2009, Três Lagoas-MS tornou-se referência nacional no combate à dengue. A mesma cidade que a prefeita Simone Tebet encontrou, no início da gestão, sofrendo uma epidemia da doença, com 2.272 casos em 2006 e 3.746 em 2007, teve apenas 15 registros durante todo o ano de 2008 (redução de 99,57%), depois que Simone introduziu no município um sistema preventivo chamado de Monitoramento Inteligente de Dengue (M. I. Dengue). Desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o sistema foi implementado em outras cidades do País, com ótimos resultados, mas em nenhuma foi tão bem-sucedido quanto em Três Lagoas, o que levou o município a ser premiado, na própria UFMG, em 2009, como cidade-modelo na execução do programa.

Também o aumento expressivo de procedimentos de alta complexidade no sistema de saúde três-lagoense, de menos de 10 mil em 2005 para quase 18 mil em 2007, atesta a capacidade de realização de Simone. Ela deu à cidade a primeira Clínica da Mulher, com aparelhos de ultrassonografia, mamografia e densitometria óssea, a nova Clínica Pediátrica Especializada à Mulher, na zona rural do município, o serviço de oncologia do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, a Clínica da Criança, a Clínica Ortopédica, a nova Clínica de Diagnóstico e Cirurgia, o novo Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas (CAPS AD), a implementação do SAMU, que não existia em Três Lagoas. Além de entregar novos serviços, melhorou os que já existiam, com diversas reformas, a contratação de mais médicos e o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família.

A atuação destacada da senadora Simone Tebet na CPI da Covid em 2021 é reflexo dessa trajetória política de dedicação à área da saúde. Como parlamentar, ela continuou a promover melhorias em sua região. Em 2020, conseguiu para o Hospital Auxiliadora o repasse de R$ 5 milhões. A verba permitiu a ampliação da capacidade de atendimento da unidade não só em caráter emergencial, durante a pandemia, mas com benefícios permanentes. Antes, em 2019, já havia obtido para municípios do Estado R$ 13 milhões em recursos para a saúde.

Foi assim, com ampliação dos investimentos e destinação a quem precisa, com uso eficiente dos recursos disponíveis e busca de novas soluções, que Simone pautou sua atuação em favor da saúde, como prefeita e senadora. Foi essa experiência que lhe permitiu alcançar destaque nacional como uma das principais lideranças da CPI da Covid, fiscalizando o governo federal e exigindo dele o mesmo comprometimento que ela sempre teve com a saúde das pessoas.

Referências:

Três Lagoas é cidade modelo no Monitoramento Inteligente do Aedes aegypti – MI Aedes – Prefeitura Três Lagoas (treslagoas.ms.gov.br)

Três Lagoas é premiada pelo uso do MI Dengue – Prefeitura Três Lagoas (treslagoas.ms.gov.br)

Três Lagoas reduz em 99,57% o índice da dengue e vira referência nacional – Prefeitura Três Lagoas (treslagoas.ms.gov.br)

Implantado o serviço de Oncologia em Três Lagoas – Prefeitura Três Lagoas (treslagoas.ms.gov.br)

Compartilhe
TAGS
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet