Simone Tebet vota pela aprovação da PEC que permite indenização em terras indígenas | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet vota pela aprovação da PEC que permite indenização em terras indígenas

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) afirmou que a PEC 71/2011, que permite a indenização a produtores que adquiriram terras declaradas indígenas, corrige uma grave omissão e a demora na resolução do problema que gera conflitos entre índios e produtores rurais. A PEC foi aprovada nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A matéria ainda será votada em Plenário.

A senadora destacou que a PEC confirma o direito dos povos indígenas pela área e corrige dispositivo da Constituição Federal, obrigando a União a pagar aos produtores também pela terra nua e não apenas pelas benfeitorias úteis.

“Não tenho dúvida em relação à responsabilidade do Estado, pela omissão, quando não cumpriu o prazo de 5 anos determinado pela Constituição; e pela ação, ao conceder títulos dominiais a produtores rurais em terras indígenas, que, de boa- fé, adquiriram a terra e passaram a produzir”, disse.

Mato Grosso do Sul
Simone relatou que enquanto Vice-Governadora participou de diversas reuniões entre lideranças indígenas, produtores rurais e Governo Federal.

“Estamos aprovando a matéria num bom momento. Diferentemente do passado, a questão está madura. Há consenso. Os índios querem a terra e os produtores a indenização porque os conflitos se agravaram tanto que não há possibilidade de viver e produzir nessas terras. Portanto, essa medida atende ao Governo Federal, aos índios e aos agricultores que por meio da indenização poderão, finalmente, adquirir outra área, plantar e produzir para o bem do País”, afirmou.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Governo brasileiro paga cerca de R$ 3,8 bilhões em dívidas com organismos internacionais

Governo brasileiro paga cerca de R$ 3,8 bilhões em dívidas com organismos internacionais

Brasil segue compromisso de resolver seu passivo junto às instituições globais até o final de 2023 O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) realizou, até…

leia mais
Integração regional e sustentabilidade marcam discurso de Tebet na Cúpula do Mercosul no Rio

Integração regional e sustentabilidade marcam discurso de Tebet na Cúpula do Mercosul no Rio

A ministra do Planejamento e Orçamento representou a equipe econômica do Brasil nesta quarta (6/12) na Reunião do Conselho do Mercado Comum A ministra do…

leia mais
MPO e Banco Mundial pactuam iniciativas de fortalecimento de políticas de gênero

MPO e Banco Mundial pactuam iniciativas de fortalecimento de políticas de gênero

Parceria prevê o desenvolvimento de ações voltadas ao empoderamento feminino e à redução de desigualdades Uma das prioridades do Ministério do Planejamento e Orçamento, a…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet