Sociedade brasileira despertou para o planejamento durante o PPA Participativo 2024-2027, diz ministra no Conseplan | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Sociedade brasileira despertou para o planejamento durante o PPA Participativo 2024-2027, diz ministra no Conseplan

Simone Tebet convidou os secretários estaduais a ajudarem a pensar na agenda 2040 ou 2050, que passa pela transversalidade de políticas de raça, gênero e sustentabilidade

Ainda que o setor público não tenha uma “cultura de planejamento”, a sociedade brasileira despertou para a importância desse trabalho ao longo do processo do Plano Plurianual Participativo. Seja em função das 27 plenárias regionais, realizadas de maio a julho, seja com a experiência da plataforma Brasil Participativo, que reuniu mais de 4 milhões de acessos e 1,5 milhão de votos.  

Este foi um dos recados deixados pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, na reunião do Conselho dos Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), realizada na sede do MPO em Brasília nesta quinta-feira (10/8).

WhatsApp Image 2023-08-10 at 12.25.17 (1).jpeg

O outro recado da ministra foi um convite para que os presentes ajudem a pensar no planejamento de longo prazo. “Precisamos de uma agenda 2040 ou 2050 e, a após a entrega do PPA, em 31 de agosto, vamos começar a pensar nela”, contou. Essa agenda, disse, passa pela transversalidade das políticas públicas de raça, gênero, sustentabilidade, entre outras.

Tebet disse que no PPA o governo federal parou para ouvir a população e isso foi fundamental. Segundo ela, o PPA deixou uma “grande porta aberta”. Ela ponderou que a crise de representatividade se instalou no país pela ausência da participação popular e porque faltou sinergia entre “o que a gente faz e o que povo quer que seja feito”.

A ministra também contou aos secretários que o PPA do governo federal, pela primeira vez, terá marcadores, metas e indicadores para que possa ser acompanhado, com transparência, pela sociedade.

Antes da ministra, a secretária Nacional de Planejamento, Leany Lemos, apresentou o processo de elaboração do PPA 2024-2027, enfatizando a metodologia inovadora, com uso de indicadores-chave nacionais e sistemas de metas e bandas para monitoramento dos programas. Leany relatou a experiência de elaboração, convidando os outros entes federativos para serem parceiros, enfatizou a importância dessa aproximação do governo federal e ouviu o compartilhamento de experiências dos outros secretários. “Essa aproximação entre governos federal e estaduais será uma parceria que continuaremos a reforçar”, disse.

O secretário de Planejamento da Paraíba, Gilmar Martins Santiago, e a secretária de Planejamento, Governança e Gestão de Rondônia, Beatriz Basílio, contaram que nos seus Estados, o PPA tem uma instância participativa e traz marcadores para que possa ser acompanhado pela população. “Fazer um planejamento com dados e evidências é importante, mas ouvir a população é fundamental”, disse Santiago. “Trabalhamos para integrar os municípios e o uso de marcadores facilita o acompanhamento dos programas”, acrescentou Beatriz.

A secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento, Renata Amaral, destacou o trabalho para aumentar a transparência dos financiamentos externos. “Desde o começo, eu tinha certeza que a gente poderia mudar. Respondemos com trabalho, e o feedback foi positivo”, disse ela aos secretários estaduais.

WhatsApp Image 2023-08-10 at 12.25.17.jpeg

Renata destacou que agora as agendas de reuniões e suas pautas para o ano inteiro estão publicadas, bem como os limites de cada reunião, definidos pelo Tesouro Nacional. Durante a reunião, a secretária explicou como funciona a Cofiex, suas principais regras e prazos, e apresentou exemplos de projetos em três áreas: infraestrutura, social/ambiental e de modernização do Estado.

A presidenta do Instituto de Economia Aplicada (Ipea), Luciana Servo, fez uma apresentação correlacionando o sistema tributário, competitividade, crescimento e produtividade.

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet