Alcolumbre acata sugestão de Simone e garante destinação de auxílio financeiro a todos os estados | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Alcolumbre acata sugestão de Simone e garante destinação de auxílio financeiro a todos os estados

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, acatou a sugestão da Senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, para garantir a todos os Entes da Federação o direito de receber o auxílio financeiro da União, enquanto durar o estado de calamidade. Isso significa que os recursos serão destinados mesmo para os estados e municípios que estejam inadimplentes ou que não tenham cumprido algum critério exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não importando a sua situação cadastral, financeira ou contábil.

Para tanto, foram afastadas todas as leis, portarias e instruções normativas que pudessem impedir o recebimento dos recursos do auxílio financeiro conforme previsto no programa federativo de enfrentamento ao coronavírus. “Nesse período de calamidade, a necessidade premente de recursos e os obstáculos impostos pela quarentena e pelo isolamento social justificam a flexibilização dessas restrições”, afirmou Davi Alcolumbre no novo relatório apresentado após a análise de mais de 240 emendas.

Segundo Alcolumbre, há cerca de R$ 9,6 bi em convênios vigentes que não podiam ser acessados pelos municípios por estarem no CAUC (Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias). Ele explicou que, além destes, a senadora Simone solicitou que também fossem incluídos no programa a liberação dos convênios com liberação prevista para este ano. “Agora, os municípios estão liberados do CAUC, poderão receber esses recursos, tocar as obras e gerar empregos nos quatro cantos do Brasil”, disse durante a leitura do relatório no início da noite deste sábado (2), em sessão virtual do Senado.

Garantia de pagamento das contas

Durante a construção do relatório, a senadora Simone Tebet alertou para o fato de que as prefeituras inadimplentes poderiam ficar de fora do auxílio financeiro, o que prejudicaria enormemente os cidadãos. “O CAUC é igual ao Serasa na vida da gente, os prefeitos que estão com algum problema ou irregularidade na documentação, por exemplo, às vezes demoram 30 – 60 dias para saírem do CAUC. Então, eu fiz esse pedido e o presidente Alcolumbre ajustou (no relatório), e, agora, todos os estados e municípios brasileiros, mesmo os que estejam com pendências técnicas-jurídicas junto ao Governo Federal, para efeito da pandemia, poderão ter acesso às quatro parcelas desse auxílio financeiro. Vai ser a salvação, literalmente, da lavoura. Vai garantir o pagamento em dia do servidor público e dos serviços de saúde. Não vai faltar dinheiro para combater a pandemia do coronavírus. Isso já está assegurado”, finalizou.

Assessoria de imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Ministra Simone Tebet destaca compromisso do governo com o crescimento do país

Ministra Simone Tebet destaca compromisso do governo com o crescimento do país

Em evento na Febraban, nesta sexta (29), ministra ressaltou também a divulgação feita pelo IBGE do menor índice de desemprego do país de toda a…

leia mais
Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

Secretária Nacional de Planejamento inicia rodada de conversas com ministros para a construção da Estratégia Brasil 2050

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é a primeira a falar com Virgínia de Ângelis sobre o Brasil do futuro; planejamento de longo…

leia mais
Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet