Temos condições de formar uma nova geração de brasileiros a partir de janeiro, diz Simone Tebet, em visita ao Amparo Maternal, em SP | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Temos condições de formar uma nova geração de brasileiros a partir de janeiro, diz Simone Tebet, em visita ao Amparo Maternal, em SP

Criada em 1939, entidade atende gestantes em situação de vulnerabilidade e risco social

Foco na família, em geral, e nas crianças e adolescentes, em particular, para transformar o futuro do Brasil. Esse é um dos pilares do projeto de país da candidate Simone Tebet realçado na tarde de hoje, quarta-feira (17/8), em visita ao Centro de Acolhida do Amparo Material, na zona sul da capital paulista. A entidade, criada em 1939, atende gestantes em situação de vulnerabilidade e risco social. “Temos condições de formar uma nova uma nova geração de brasileiros a partir de janeiro”, disse Simone.

No Amparo Maternal, em entrevista à imprensa, a candidata do centro democrático (MDB, PSDB, Cidadania e Podemos) à Presidência, expôs detalhes do projeto “Mãe Brasileira”, parte de seu programa de governo. “Nele, o SUS vai abrir de maneira humanitária, definitivamente, as portas para todas as mães brasileiras. Elas terão proteção integral, desde o momento em que estiverem grávidas, passando por todo o pré-natal, além de exames e consultas após o nascimento do bebê”, disse. “O objetivo da iniciativa é proteger e pensar na família. Queremos construir o futuro desde já.”

Simone observou que, como mãe, sabe que a gestação é o momento “mais sublime, mas também o mais delicado” da vida de uma mulher. Daí, toda a lógica do projeto. “Em parceria com os municípios, estaremos juntos, ao lado das assistentes sociais, que vão às casas das pessoas verificar o que está acontecendo”, detalhou. A candidate lembrou ainda que esse tipo de projeto não será peça isolada em seu governo. Ele se encaixa de forma sistêmica à criação da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente, que ficará diretamente sob o comando da Presidência da República.

A senadora lembrou também que, hoje pela manhã, em visita a uma creche na periferia de Brasília, ouviu de uma mãe que ela não queria viver só de “programas assistencialistas”. “Ela queria emprego, qualidade de vida”, afirmou a candidata. “Mas se não prepararmos as crianças e os adolescentes de forma adequada, desde já, vamos continuar dependendo do assistencialismo.”

Questionada pela imprensa sobre a posse, ontem à noite, do ministro Alexandre de Morais, na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Simone Tebet a definiu como um “momento histórico para a democracia”. “Tivemos ex-presidentes e presidenciáveis unidos pela primeira vez depois de muito tempo, para aplaudir e aclamar a democracia”, destacou. “E também para dizer claramente que nós amamos e não abrimos mão dela. Vivemos num Estado democrático de direito e estamos prontos para defendê-lo.”

A candidata também foi questionada sobre como cumpriria a promessa de dar transparência ao “orçamento secreto”, como mencionara em diversas ocasiões. Ela respondeu que o faria da forma mais simples: “Com uma caneta”, disse, obrigando, assim, todos os Ministérios e detalhar como os recursos de cada pasta foram obtidos, solicitados e quais seus destinos. “Isso vai deixar claro se o dinheiro foi bem aplicado e até se foi mesmo aplicado”, pontuou.

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

A ponte é obra fundamental da Rota Bioceânica, que integra o trecho 4 das Rotas de Integração Sul-Americana A equipe do Ministério do Planejamento e…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet