“Vai haver disputa, sim”, diz Simone Tebet sobre presidência do Senado | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“Vai haver disputa, sim”, diz Simone Tebet sobre presidência do Senado

“Não há recuo em hipótese alguma, não há negociação, não aceito cargos, sou candidata num processo democrático. Nenhum dos candidatos se predispõe a abrir mão. Então vai haver disputa, sim. E não deixa de ser um confronto saudável e democrático. Há um confronto dentro da bancada. Há uma divisão de ideias dentro da bancada. Eu entrei para colocar propostas e desejar que o MDB volte a ter ideias, programas e volte a ter o papel fundamental que teve ao longo de toda a sua história”, disse a senadora Simone Tebet (MDB-MS) sobre sua candidatura à presidência do Senado dentro do MDB.

Em entrevista a jornalistas pouco antes do início da reunião da bancada, que se realiza neste momento na liderança do partido no Senado, Simone defendeu a alternância de poder e voltou a reforçar a necessidade de renovação do MDB. Sobre a possibilidade de candidatura avulsa, Simone disse: “Não ganhando, e faz parte do processo democrático, nós vamos analisar, vamos ver quais são os candidatos (de outros partidos) que vão recuar para ver se sairíamos ou não numa candidatura avulsa”.

Nesta terça-feira acontece a primeira reunião da bancada do MDB. Provavelmente a decisão da bancada só ocorrerá na quarta-feira, quando os 13 senadores com mandato estarão presentes. O presidente do partido, senador Romero Jucá, brincou dizendo que hoje haverá muita conversa, muito carinho e que o partido tem até a noite de quinta para tomar a decisão.

Voz, vez e voto

A senadora ainda disse que é preciso ouvir as ruas. Eu quero ter espaço para poder ter voz, para poder, em Plenário, ser presidente do Senado e não do MDB, e, na bancada poder ter voz, vez e voto na bancada do MDB.”

Em relação ao fato de poder entrar para a história como a primeira mulher a presidir o Senado, Simone defendeu a maior participação feminina na política. “O Brasil tomará um novo rumo quando os espaços forem comandados pelas mulheres, eu não tenho nenhuma dúvida disso”.

A senadora Simone ainda explicou que o presidente do Senado deve exercer o cargo com imparcialidade, a fim de “administrar” a situação e a oposição que, em plenário, estarão conduzindo os projetos mais importantes para o País. “Seja qual for o meu espaço aqui, como uma simples senadora, eu sou a favor das reformas política, tributária e previdenciária desde que sejam justas. Reformas profundas, mas jamais profanas. É importante nós preservarmos as pessoas que hoje já são injustiçadas e ter a coragem de mexer em privilégios”, defendeu.

Simone ainda defendeu a autonomia do Legislativo e a harmonia com o Judiciário e Executivo.

Assessoria de imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet