Vamos concluir as obras de 2 mil creches no país, diz Simone Tebet, na periferia Brasília | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Vamos concluir as obras de 2 mil creches no país, diz Simone Tebet, na periferia Brasília

Candidata do centro democrático visitou a creche nas imediações da capital federal, que atende a mais de 80 crianças, a quase totalidade criada apenas pelas mães

Começar a campanha eleitoral nas imediações do centro do poder, na periferia de Brasília, para mostrar tanto um retrato da desigualdade social, mas, também, da força da iniciativa de pessoas e grupos que diariamente transformam a realidade do país. De acordo com a senadora Simone Tebet, esse foi o objetivo da visita que realizou na manhã de hoje, quarta-feira (17/8), à Creche da Tia Tatá, na Cidade Satélite Estrutural, no Distrito Federal.

O local foi criado há cerca de nove anos por Maria da Conceição Ferreira, de 50 anos, a Tia Tatá, que, depois de ter se recuperado de um câncer, prometeu montar a creche. Ela abriga cerca 80 crianças com idades entre 2 e 10 anos, sendo a quase totalidade delas criada apenas pelas mães. “Fiz questão de começar a nossa campanha, hoje, ao lado do centro do poder, para mostrar que a desigualdade social e a miséria estão em qualquer canto do país”, disse a senadora. “Como professora, também fiz questão de estar numa creche, para mostrar a importância da dedicação de pessoas como a Tia Tatá.”

Na periferia de Brasília, a candidata do centro democrático (MDB, PSDB, Cidadania e Podemos) destacou seu compromisso com a educação, prioridade de seu governo. “Sou professora e sei que lugar de criança e na escola”, disse. “É a educação que vai mudar a vida das pessoas.” Entre as iniciativas nesse campo, constam a conclusão de obras de 2 mil creches inacabadas no país; a ampliação de vagas em creches até atingir 50% das crianças de zero a 3 anos; e o fim da fila de espera por matrículas na pré-escola. Isso além da criação de uma secretaria especial da Criança e da Adolescência, sob o comando da Presidência da República, e o desenvolvimento de um programa de reforço escolar, “para não deixar ninguém que ficou para trás com a pandemia”, além da implementação do novo Ensino Médio e do técnico e profissionalizante, conectado ao mercado de trabalho.

Na manhã de hoje, Simone Tebet observou que, como professora, vai transformar pela primeira vez a educação em uma prioridade nacional. “Com isso, vamos mudar o Brasil”, disse. “O nosso compromisso é, ao lado dos prefeitos, concluir todas as escolas e creches inacabadas, que somam cerca de 2 mil no país.” A parlamentar ressaltou que, como professora, tem como missão levar a todos os cantos do Brasil essa proposta e convencer a sociedade brasileira de que “só teremos um futuro digno por meio da educação”.

Maria da Conceição, a Tia Tatá, frisou que a quase totalidade das crianças que frequentam a creche é criada pelas mães, em geral, catadoras de lixo, que trabalham com reciclagem, e domésticas. Aos alunos, ela oferece quatro refeições: café, almoço, lanche e jantar reforçado, pois muitos não comem mais nada até o dia seguinte de aula. O local onde a creche está instalada convive com esgoto a céu aberto e constantes falhas no fornecimento de energia. “Eu não tenho muito sonho”, disse Tia Tatá, durante a visita da senadora. “O que quero é continuar cuidando de criança, arrumar partes da creche como o banheiro, por exemplo, e ficar como estou, trabalhando com a comunidade, sendo povão, como sou.”

Assessoria de Imprensa
Campanha Simone Tebet

+ Notícias

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Ministra do Planejamento e Orçamento detalhou medidas do governo federal de apoio ao Rio Grande do Sul em entrevista; acesso à ajuda ocorre de maneira…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Iniciativa foi apresentado pela ministra Simone Tebet e pelo secretário de articulação institucional, João Villaverde, em evento com representantes da Força Sindical e de setores…

leia mais
MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

Projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico de três municípios de Mato Grosso do Sul foram aprovados pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), presidida pelo…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet