As indicações refletem o compromisso do governo federal com a igualdade de gênero e com a reinserção do Brasil nos fóruns multilaterais
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, indicou os economistas Paulo Correa, para exercer o cargo de Diretor-Executivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e Luciana Botafogo Brito, para disputar, neste mês, a eleição para Presidente-Executiva do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Tebet discutiu os nomes com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que apoia as escolhas.
As indicações de Luciana Botafogo e Paulo Correa refletem o compromisso do governo federal com a pauta da igualdade de gênero e com a reconstrução da reinserção do Brasil nos fóruns multilaterais e regionais de desenvolvimento.
Economista-sênior do Banco Mundial desde 2002, Correa atualmente é chefe do programa da instituição para o Crescimento Equitativo, Finanças e Instituições na África Austral, responsável por um portfólio que inclui US$ 3 bilhões em empréstimos. Entre fevereiro de 2015 e março de 2016, foi secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. Correa é mestre em Economia pela Universidade de Western Ontario, no Canadá, e em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Luciana Botafogo, por sua vez, é mestre em Gerenciamento de Projetos pela Universidade George Washington e atua desde 2018 como gerente de Operações e Países do Fonplata, responsável por uma carteira de mais de US$ 3 bilhões, desde o desenho até o encerramento de cada operação. Antes de trabalhar para o Fundo, Luciana foi especialista sênior do BID e assessora internacional sênior do Sebrae.