Para Simone Tebet, “O Brasil só será plural quando tiver igualdade de oportunidades para todos” | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Para Simone Tebet, “O Brasil só será plural quando tiver igualdade de oportunidades para todos”

Na Universidade Zumbi dos Palmares, Simone falou de políticas afirmativas e propostas de governo

A candidata Simone Tebet esteve na tarde desta sexta-feira (23/9) na Universidade Zumbi dos Palmares, localizada no bairro do Bom Retiro, região central da capital paulista. Na instituição, Simone foi recebida pelo reitor da Universidade, José Vicente; pela coordenadora de Igualdade Racial da prefeitura de São Paulo, Elisa Lucas Rodrigues; Aline Torres, secretária de cultura do município de São Paulo; e por alunos e docentes da instituição.

Na ocasião, Tebet foi questionada sobre políticas afirmativas e propostas de governo. “A gente só vai ter um país verdadeiramente plural quando for possível garantir igualdade de oportunidades para todos. Esse é um dos propósitos da nossa candidatura – minha e da Mara Gabrilli, e um dos eixos da nossa campanha é um governo inclusivo, um governo para todos”, afirmou Simone.

“O Brasil precisa reconhecer que seu povo é majoritariamente negro, e assumir que o racismo no Brasil é estrutural e que a gente só acaba com o racismo, modificando a cultura de um povo, e isso acontece dentro da sala de aula. Portanto, as cotas afirmativas vieram para ficar e serem aperfeiçoadas nas escolas, nas universidades, nos cargos públicos”, afirmou Tebet.

Sem fins lucrativos, a Universidade Zumbi dos Palmares tem como missão a inclusão da pessoa negra e/ou de baixa renda no Ensino Superior, viabilizando a integração de negros e não negros em ambiente favorável à discussão da diversidade social, no contexto da realidade nacional e internacional.

“Ao longo de sua trajetória, Simone Tebet já atuava na agenda da diversidade e da inclusão. Foi relatora da emenda constitucional que determinou que os partidos politicos que tivessem candidaturas negras, teriam acesso a verba eleitoral dobrada. E deu certo. Nessas eleições, a maioria dos candidatos são homens e mulheres auto declarados negros”, disse José Vicente.

A Zumbi é um espaço aberto para discussões dos mais variados temas que levam os alunos a uma reflexão profunda sobre questões como ambiente de negócios, sustentabilidade, mudanças climáticas, direito, segurança pública e privada, mercado de trabalho, cinema, livros, dança, teatro, transversalizados pelas questões inerentes à etnia e raça. Entre as pessoas que visitaram a Universidade Zumbi dos Palmares estão importantes líderes nacionais e internacionais como Mac Maharaj, ex-ministro de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, Hillary Clinton, ex-senadora dos Estados Unidos, Jorge Carlos Fonseca, ex-presidente de Cabo Verde, Marco Aurélio Mello, ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Alpha Condé, ex-presidente da Guiné.

Estavam presentes José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares;
Cleide Aparecida Vitorino, professora da Universidade Zumbi dos Palmares, Héctor Batista, representante dos alunos do curso de Direito da Universidade Zumbi dos Palmares, Egbomy Conceição, Diva Gonçalves Zito, vice-presidente do Aristocrata Clube e Kaxitu Ricardo Campos, presidente da Federação Nacional das Escolas de Samba.

Coletiva de Imprensa

Quando questionada sobre a violência contra os jovens negros nos estados brasileiros, a canditada disse que a polícia tem que ser preventiva e não letal. “É óbvio que em alguns casos é preciso usar a força, mas sempre dentro dos limites da lei. Polícia não foi feita para matar. Então, diante disso, por mais que a responsabilidade com segurança pública seja dos Estados, nós estamos recriando o Ministério Nacional da Segurança Pública, que terá como responsabilidade fazer um amplo debate, entendendo que segurança pública não é um problema estadual, e sim, uma importante pauta nacional.

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

Ministra do Planejamento participou dos Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050, na Fiesp, e afirmou que o plano de longo prazo terá a…

leia mais
Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

A Ministra do Planejamento e Orçamento sugeriu em Belo Horizonte que o planejamento de longo prazo incorpore esse compromisso como caminho para reduzir a pobreza,…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet