Saiba quem são os 100 deputados e senadores mais influentes em 2019

Estudo do Diap aponta os 100 parlamentares com mais influência nos rumos da política neste primeiro semestre e outros 50 nomes que conquistam cada vez mais relevância no jogo político
LC Leonardo Cavalcanti
Veja abaixo o resultado do estudo Os cabeças do Congresso, elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e obtido com exclusividade pelo Correio. O levantamento aponta os 100 deputados e senadores mais influentes no Congresso.
Para fazer a classificação, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança. Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.
Além dos 100 mais influentes, o Diap relaciona outros 50 deputados que, segundo a metodologia, estão em ascensão. Nessa categoria, estão aqueles que recebem missões partidárias e buscam abrir canais de interlocução, criando espaços próprios.
No quadro abaixo, os 150 citados estão organizados por partido, sendo que os mais influentes estão marcados na cor verde (clique sobre a foto) e aqueles que estão em ascensão aparecem em amarelo.

MDB

Deputados

Sérgio Souza Alceu Moreira Darcísio Perondi Baleia Rossi Hildo Rocha
Senadores
Simone Tebet  Eduardo Braga Fernando Bezerra Coelho Jarbas Vaconselos Marcelo Castro Eduardo Gomes Renan Calheiros
Fonte: Correio Braziliense