Senado vai debater viabilidade de rota que vai reduzir percurso entre Brasil e países asiáticos

O Senado realiza, na próxima quarta-feira (18/04/2018), audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos para discutir a viabilidade econômica da Rota de Integração Latino Americana desde o Brasil até o continente asiático, partindo de Mato Grosso do Sul. A reunião acontecerá por iniciativa da Senadora Simone Tebet (MDB-MS).

A rota parte de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e liga a costa brasileira (via Centro-Oeste) aos Portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando pelos países vizinhos Paraguai e Argentina. O objetivo é viabilizar a abertura de corredores de exportação alternativos para alcançar o Oceano Pacífico, encurtando em cerca de oito mil quilômetros a distância aos países asiáticos em relação ao percurso feito pelo Oceano Atlântico.

A implantação deste corredor rodoviário deve alavancar a participação do Brasil na economia mundial e possibilitar a geração de emprego e renda. Vai, ainda, facilitar a criação de parcerias comerciais e de projetos de integração produtiva e de intercâmbio cultural, turístico, científico e tecnológico entre os países sul-americanos, além de promover melhoria na infraestrutura.

A audiência pública sugerida pela Senadora Simone Tebet tem o objetivo de ampliar o debate sobre o assunto,  definir uma agenda própria de integração e possibilitar relevantes discussões acerca da efetiva consolidação da Rota.