A senadora Simone Tebet (MDB-MS) participa da entrega do Prêmio Congresso em Foco, na noite desta segunda-feira (13), em Brasília. Ela concorre novamente ao prêmio de Melhor Senador(a) do ano.
Em 2017, Simone ficou entre os parlamentares de maior destaque, sendo selecionada em duas categorias: Senadores mais bem avaliados pelos jornalistas; e Melhor Senador do ano, selecionada por um júri formado por especialistas que acompanham o Parlamento.
Simone Tebet iniciou o mandato de senadora em 2015 e logo adquiriu credibilidade diante da sociedade, dos colegas parlamentares e dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Ela exerce o cargo de líder do MDB no Senado desde abril de 2018. Também integra as principais comissões da Casa (a de Constituição e Justiça e a de Assuntos Econômicos). Em 2017, teve atuação de destaque em relação à segurança pública, ao relatar cerca de 40 projetos sobre o tema.
O prêmio
Entre os critérios de seleção para a escolha do Melhor Senador(a) estão a presença nas sessões de votação, a participação nos debates do Parlamento, o desempenho na apresentação de propostas legislativas, a capacidade de articulação política e o compromisso no combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos, além da defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.
Já na 11ª edição, o prêmio é considerado o “Oscar da Política”. A premiação representa um reconhecimento à atuação positiva de deputados e senadores, visa quebrar o preconceito e estimular o cidadão a acompanhar o trabalho dos parlamentares e a entender a importância da política. A intenção é homenagear os parlamentares sérios, que fazem a “boa política”. Quem responde a inquéritos e ações criminais no STF não pode concorrer.
Os vencedores são escolhidos pelo público, por meio de votação na internet; por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional; e por um júri especializado, formado por representantes das áreas empresarial, trabalhista, acadêmica e do próprio site Congresso em Foco, que promove a premiação. A festa de entrega dos diplomas e dos troféus já é tradição no calendário de Brasília.
Assessoria de imprensa