Simone Tebet vai alterar projeto que trata de contrato de aluguel durante a crise do coronavírus | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet vai alterar projeto que trata de contrato de aluguel durante a crise do coronavírus

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), relatora do projeto que estabelece medidas transitórias e emergenciais relacionadas ao direito privado, disse que deve fazer algumas alterações no texto. O projeto tem o objetivo de garantir segurança jurídica nas relações privadas durante a crise do coronavírus. Ela comentou que, em entendimento com o autor da matéria, senador Antonio Anastasia e alguns líderes, decidiu aguardar as emendas para ter um parâmetro sobre o que pensa a maioria dos senadores.

Um dos pontos mais sensíveis é a possibilidade de suspensão do pagamento de aluguéis até 30 de outubro e impossibilidade de despejo, inclusive nos imóveis comerciais. Simone Tebet já alertou que este item precisará ser aperfeiçoado, levando em conta ambos os lados: de um lado, o inquilino que por ter sua renda afetada não conseguirá arcar com seus compromissos financeiros, de outro, o proprietário que também depende da renda do aluguel, muitas vezes como complemento da aposentadoria, para comprar remédios e se alimentar.

“Eu quero tranquilizar a todos de que o projeto, embora extremamente positivo, precisa de aperfeiçoamento, especialmente no contrato de locação. Estaremos, com muito critério e isonomia, atendendo a ambos os lados. Não ficará do jeito que está. Não podemos conceder uma moratória geral e irrestrita, inclusive exigindo do inquilino, após o período de suspensão, um valor equivalente ao dobro ou maior que o dobro do que ele pagava, pra compensar os atrasados. Já tenho o sentimento de que realmente o texto precisa ser aperfeiçoado. Estou aguardando as emendas para conseguir equilibrar essa relação da forma mais justa possível”, disse a senadora.

Ela ressaltou, no entanto, que o projeto é extremamente relevante e necessário neste momento de pandemia, em que é preciso preservar as relações entre os particulares, proteger os vulneráveis e trazer mais segurança jurídica.

Assim como já instituído em países como Estados Unidos e Alemanha, a ideia é criar um arcabouço legal de natureza emergencial e transitória para o setor privado, visando contornar os transtornos decorrentes da interrupção de atividades econômicas, demissões e queda de rendimento.

O que diz o PL 1179/2020:
– Suspende prazos prescricionais e decadenciais;
– Suspende prazo para que o consumidor desista de compras realizadas por meio delivery;
– Regula realização de assembleias virtuais em condomínios ou sociedades comerciais;
– Estabelece regras de locação de imóveis (parcelamento dos alugueis) e suspensão de liminares em ações de despejo de imóveis;
– Estabelece regras de contratos agrários e usucapião;
-Adia prazos de abertura e conclusão de inventários;
– Determina prisão domiciliar para devedor de pensão alimentícia.

NOTA OFICIAL

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Rotas de integração sul-americana contribuirão para reduzir as desigualdades regionais e sociais, afirma Tebet em audiência no Senado

Rotas de integração sul-americana contribuirão para reduzir as desigualdades regionais e sociais, afirma Tebet em audiência no Senado

As obras já estão incluídas no Novo PAC, não geram impacto fiscal e vão estimular o comércio, a renda e o emprego, disse a ministra…

leia mais
No Pantanal, ministras Simone Tebet e Marina Silva enfatizam planejamento e parceria com governo estadual no combate aos incêndios

No Pantanal, ministras Simone Tebet e Marina Silva enfatizam planejamento e parceria com governo estadual no combate aos incêndios

Tebet reafirma que não faltarão recursos para enfrentar os incêndios no Bioma; ministra sobrevoou a região e se reuniu com bombeiros, brigadistas, governador e representantes…

leia mais
Cáceres-MT recebe plenária para discutir as Rotas de Integração Sul-Americana

Cáceres-MT recebe plenária para discutir as Rotas de Integração Sul-Americana

“Não há Brasil forte sem olhar para o interior”, afirmou a ministra Simone Tebet O município de Cáceres, no Mato Grosso, recebeu nesta manhã (21/06)…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet